Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

‘Envelhecimento feminino é natural e não deve ser temido’, afirma ginecologista

O ato de envelhecer assusta muitas mulheres, principalmente, em uma sociedade com padrões estéticos fortemente enraizados. No entanto, de acordo com a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo, envelhecer é natural e não deve ser temido, mas abordado com a devida importância para conseguir manter um estilo de vida saudável durante a terceira idade.

“Com a evolução da medicina hoje podemos envelhecer com uma qualidade de vida melhor, sendo mais ativos, fortes, resistentes, saudáveis. Aquela preguiça, cansaço ao extremo, queda da libido, sono e apatia podem ter soluções. Os hormônios sofrem alterações ao longo dos anos e apresentam uma queda significativa após os 35 anos, por isso, recomendo sempre a prática de hábitos saudáveis para um envelhecimento com qualidade de vida”, afirma Rosa Araújo.

O cuidado com a saúde da mulher deve ser levado em consideração desde a infância e, também nesta fase da vida já deve ser inserida a alimentação saudável e prática de atividades físicas com o objetivo de criar bons hábitos . Inclusive, a alimentação inadequada na infância, sedentarismo e irregularidade do sono sao fatores correlacionados as queixas de cólicas e de TPM.

Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher garantem longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. As vantagens não param por aí, pois também é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando significativamente a chance de cura ou até mesmo preveni-las antes mesmo que aconteçam.

A partir dos 40 anos, as mulheres já podem começar a sentir os efeitos do climatério, fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, que antecede à menopausa, como as ondas de calor, distúrbios do sono e em muitos casos, depressão e ansiedade.
Durante este período, em que os ovários reduzem a produção do estrogênio e gradativamente se preparam para a cessação da menstruação, é necessário o auxílio médico para conseguir amenizar os prováveis sintomas da menopausa.

É relevante destacar também que as mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante toda a vida e que saber lidar com essas transformações pode garantir bem estar em todas as idades. Em função dessas alterações, as especialistas recomendam que as mulheres procurem ajuda médica para esclarecimento e avaliação da reposição hormonal.

“A terapia hormonal pode devolver a autoestima e o bem estar às mulheres. Digo sempre que hormônio é vida. Existem vários métodos de reposição hormonal que devem ser discutidos com seu médico. Vários estudos mostram que mulheres que fazem terapia hormonal diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose e doenças neurológicas degenerativas”, conclui a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo.

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...