Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ALBA Cultural na IIª Feira Literária de Canudos que vai até sábado

A Assembleia Legislativa apoiou a IIª Feira Literária de Canudos, Flican, com a doação de cerca de 500 livros editados pelo programa ALBA Cultural. A feira começou quinta-feira (08/04) e prossegue até sábado de forma virtual com uma programação cultural intensa voltada para a preservação da rica história da saga dos romeiros que seguiram o Conselheiro e da cultura sertaneja.

O Legislativo esteve presente em todas as feiras literárias realizada na Bahia desde 2016, quando montou stand na primeira edição da Fligê, a Feira Literária de Mucugê. O apoio da ALBA a essas iniciativas se dá, sempre, através da doação de livros que são distribuídos pela organização de cada um desses eventos culturais.

Essas obras são produzidas através do programa editorial que a Assembleia executa desde 1998. Todos livros de elevado teor cultural ou histórico que estão fora do catálogo das editoras comerciais, com destaque para a publicação de biografias (ou perfis biográficos) de baianos ilustres nos mais diferentes campos de atuação humana.

Ao formalizar a doação dos livros, o presidente Adolfo Menezes disse que o conjunto dos deputados estaduais da Bahia considera o hábito da leitura como indispensável “para a disseminação da cultura e da nossa história – ferramentas indispensáveis à cidadania plena”, acrescentou. Portanto, considera o ambiente das feiras literárias que se espalham pela Bahia, como o mais apropriado para apresentar às novas gerações e a todos os interessados, livros fora de circulação há muito tempo.

Ele gravou uma mensagem para os participantes da IIª Flican e espera poder participar da edição de 2022 desse evento cultural, que atinge esse ano não apenas o município de Canudos, mas todos os demais do seu entorno. Ele parabenizou os organizadores da Feira Literária de Canudos, os participantes, e fez uma menção especial ao deputado Zé Raimundo (PT), grande incentivador desses movimentos, e espera que no próximo ano possa ocorrer uma distribuição de livros ainda maior de obras voltadas para a cultura regional.

“Assim preservaremos a história desse lugar sagrado para os sertanejos, o chão onde pregou e morreu o Conselheiro, junto com milhares de homens, mulheres e crianças que se reuniram em torno do beato em busca da redenção. A Assembleia Legislativa da Bahia acredita, como acreditava Monteiro Lobato, que um país se faz com homens e livros”, concluiu o deputado Adolfo Menezes”.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...