Salvador é escolhida para Destino Turístico Inteligente

Salvador é uma das cidades escolhidas para participar de um projeto-piloto de Destino Turístico Inteligente (DTI) do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa tem como objetivo ampliar a competitividade dos destinos turísticos, melhorando e potencializando o desenvolvimento do turismo tecnológico, sustentável e acessível, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os visitantes como para os residentes.

Com o Destino Turístico Inteligente, os empreendedores de serviços turísticos deverão ganhar com a ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade. Já o visitante terá uma experiência diferenciada no destino turístico escolhido, desde o momento de comprar a viagem até um passeio na praia.

O modelo metodológico foi criado a partir de uma parceria com o Instituto Argentino Cidades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, instituições pioneiras no segmento.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, a expectativa é grande de participar de um projeto inovador e que vai beneficiar muito a cidade e os visitantes. “Pela primeira vez o Brasil vai ter uma politica pública de Destinos Inteligentes de Turismo e Salvador não poderia ficar fora desse contexto e pela pujança que representa o turismo para a cidade. Estamos felizes por nossa capital ser agraciada por essa ação do MTur. Vamos capacitar nossos funcionários e entrar nesse nicho de mercado com inovações tecnológicas e fidelizar o turista nacional que hoje está viajando em função da pandemia internamente”, comemorou.

Dinâmica – A iniciativa envolve o desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para a realidade de Destinos Turísticos Inteligentes. Além disso, será realizado um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais.

Está previsto, ainda, o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo que atenda às demandas dos turistas e visitantes.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...