Interrupção de vacinas regulares põe milhões de crianças em risco, diz ONU

Milhões de crianças cujas imunizações regulares foram interrompidas pela pandemia de covid-19, especialmente na África, agora correm risco de contrair doenças potencialmente mortais, como sarampo, pólio, febre amarela e difteria, alertam agências de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).

Omissões nas vacinações causaram surtos de sarampo graves no Paquistão e no Iêmen, disseram as agências, e provavelmente levarão a epidemias futuras à medida que mais vacinações infantis frequentes deixarem de ser administradas.

“Lacunas na cobertura de vacinações já estão tendo consequências graves no mundo real”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom, em entrevista coletiva virtual na qual também anunciou uma nova estratégia global de imunização.

A estratégia visa a reduzir de 20 milhões para 10 milhões o número das chamadas crianças “zero doses”, aquelas que não foram vacinadas, entre outras medidas.

A diretora de Inoculações da OMS, Kate O’Brien, disse na mesma entrevista coletiva que essas medidas poderiam evitar até 50 milhões de mortes até 2030.

Na comparação com 2020, algum progresso foi feito na restauração das vacinações de rotina interrompidas pela pandemia, mas mais de um terço dos 135 países que participaram de uma pesquisa da OMS disseram ainda enfrentar dificuldades.

“Mesmo antes da pandemia, havia sinais preocupantes de que estávamos começando a perder terreno na luta contra doenças infantis evitáveis, já que 20 milhões de crianças já estão sem vacinações críticas”, afirmou Henrietta Fore, diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em comunicado conjunto com a OMS e a aliança de vacinas Gavi.

Dercca promove ação de conscientização no Salvador Shopping

Pessoas que passaram pelo Salvador Shopping, nesta terça-feira (18), tiveram oportunidade de participar de uma ação realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança...

Clássico de infância: aprenda a fazer Bolo Formigueiro

Alguns bolos tem a cara da infância: bolo gelado de coco, bolo brigadeiro, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, bolo mármore e bolo formigueiro.É clássica e...

Saúde diz que já distribuiu 90 milhões de doses de vacina contra covid

O Brasil atingiu hoje (18) a marca de 90 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas no país, informou o Ministério da Saúde em mensagem...

Espetáculo infantil “Zumbindo” estreia virtualmente dia 28 de Maio abordando a ancestralidade

Peça teatral promove a inserção de crianças e adolescentes no universo cultural da afrodiáspora no Brasil Serviço O quê: Espetáculo infantil - “Zumbindo” Quando: disponível a partir das 19h do...