SAC Digital ultrapassa três milhões de usuários cadastrados

O SAC Digital acaba de ultrapassar a marca dos três milhões de usuários cadastrados. O número, apurado nesta quarta-feira (28), representa um crescimento de 20% com relação ao acumulado até dezembro de 2020, quando a plataforma registrou 2.430.181 usuários. De acordo com os dados recentes, o SAC Digital conta hoje com 3.064.917 pessoas cadastradas, considerando contas de titulares. O aumento é fruto da política de transformação digital do Governo da Bahia, modelo que tem investido na oferta de serviços públicos pela internet.

A plataforma eletrônica disponibiliza mais de 400 serviços cadastrados, sendo 47 deles digitizados, ou seja, que não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso à emissão de documentos – por meio do RG Expresso, CRLV-e, CNH Definitiva, segunda via da carteira de habilitação e CTPS Digital, por exemplo – e serviços públicos, como a matrícula escolar digital, videochamada para a Previdência Estadual, Planserv e Procon, além de agendar atendimento presencial para as 81 unidades da Rede SAC na Bahia, incluindo o SAC Móvel.

O SAC Digital já realizou mais de 5,3 milhões de atendimentos até o início de abril. O montante advém da soma de serviços totalmente digitais; semipresenciais, quando parte do atendimento se dá na plataforma e parte na Rede SAC; e agendamentos de serviços realizados de forma presencial nos postos, pontos e unidades móveis de todo o estado. A plataforma permite que o cidadão tenha acesso a serviços públicos usando apenas computador ou celular, desde que conectados à internet: basta acessar o endereço sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS.

A Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) lançaram o SAC Digital conjuntamente em 2018. A plataforma desenvolveu-se nos anos seguintes, com a melhoria de suas funcionalidades e passando a oferecer uma maior cartela de serviços, inclusive os digitizados, com a adesão paulatina de órgãos públicos a esta proposta de disponibilização de serviços públicos, tendência para os governos em todo o mundo.

O boom do crescimento ocorreu em 2020, com a realização de parte da matrícula para a rede estadual de ensino com auxílio da plataforma e por conta da pandemia do novo coronavírus na Bahia, condicionando a oferta de serviços públicos em meio virtual e o prévio agendamento de atendimento presencial, quando da retomada do funcionamento da Rede SAC em todo o estado.

Só para se ter uma ideia, no ano de 2019 foram registrados 181 mil atendimentos virtuais na plataforma. Em 2020, o quantitativo de atendimentos foi de 3.696.594. O total de atendimentos realizados de janeiro deste ano até o início do mês de abril chegou a 1.463.335. Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SAC Digital é essencial para minimizar o impacto da pandemia na vida dos cidadãos baianos.

“Já cogitávamos modernizar a oferta de serviços públicos digitais desde 2019, para oferecer mais conforto, comodidade e praticidade para os baianos. Mas o SAC Digital acabou também sendo uma solução extremamente importante para o período da pandemia. Neste contexto, conseguimos continuar oferecendo serviços essenciais pela plataforma, com atendimento 100% digital, ou por agendamento nos postos físicos, evitando aglomerações”, avalia.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...