Torcida do Bahia continua sendo a maior do Nordeste, aponta pesquisa

Em nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (12), que mostra o tamanho das principais torcidas do Brasil. Os torcedores do Bahia podem bater no peito e sentir orgulho de se manter com a maior torcida do Norte e Nordeste do país, seguido do Sport Club do Recife.

- publicidade -

O time com maior torcida do Brasil é o Flamengo, que lidere com 16,5%. O time mais odiado do Brasil é o Corinthians com 14,6% das respostas. Essas constatações fazem parte de pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas. Três anos após a sua última pesquisa de torcidas, o instituto voltou a mensurar as massas futebolísticas do Brasil. O estudo, o primeiro de âmbito nacional em 2016, foi encomendado pelo globoesporte.com e traz os 14 clubes mais populares, enquanto o anterior trouxe 22 – os demais times, desta vez, somam 10%. As respostas eram espontâneas.

Duas perguntas foram feitas pessoalmente a 4.066 entrevistados com mais de 16 anos entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados: “Para qual time você torce?” e “Qual é o time que você mais odeia?” A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de 1,5%.

As respostas para a primeira pergunta seguem a tendência das últimas pesquisas de tamanho de torcida, com Flamengo (16,5%), Corinthians (13,6%) e São Paulo (7,9%) no pódio, seguidos por Palmeiras (5,6%) e Vasco (4,5%). O primeiro clube fora do eixo Sul- Sudeste é o Bahia, com 1,8%. O tricolor baiano está à frente de Botafogo (1,8%), Fluminense (1,6%) e Sport (1,5)%. O Vitória está incluso entre “Outros clubes” que foram citados por 10% dos entrevistados. Nenhum time estrangeiro foi citado.

pesquisa_de_torcida_parana_pesquisas_2016_flamengo_corinthians_560.jpg

A novidade desta pesquisa é o índice de rejeição de cada clube. E o Corinthians surgiu como o time mais odiado do país, com 14,6% das respostas, uma ampla vantagem para Flamengo (8,6%), Vasco (5,9%), Palmeiras (5,3%) e São Paulo (3,2%). Depois aparecem Atlético-MG (1,9%) e Cruzeiro (1,6%) em empate técnico, assim como Internacional (1,6%) e Grêmio (1,4%).

Chama atenção o que pode ser entendido como desinteresse do brasileiro por futebol ou, pelo menos, pelos times de futebol. A resposta mais citada para a pergunta “por que time você torce” foi “por time nenhum”, com 19,4%. Ao mesmo tempo, a pergunta “qual o time que você mais odeia” teve como resposta mais citada “gosto de todos os times”, com 46,9% das respostas – que também eram espontâneas.

No total, 4.066 pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados. O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de 1,5%.

Após imbróglio judicial, Palmeiras e Flamengo empatam em 1 a 1

Após uma batalha jurídica que teve início na sexta-feira (25) e só terminou dez minutos antes do início da partida da tarde deste domingo (27), as equipes...

Reunião em Brasília discute retomada dos Jogos Escolares Brasileiros

A retomada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) foi pauta de reunião realizada nesta quinta-feira (24/09), em Brasília convocada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria...