Torcida do Bahia continua sendo a maior do Nordeste, aponta pesquisa

Em nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (12), que mostra o tamanho das principais torcidas do Brasil. Os torcedores do Bahia podem bater no peito e sentir orgulho de se manter com a maior torcida do Norte e Nordeste do país, seguido do Sport Club do Recife.

O time com maior torcida do Brasil é o Flamengo, que lidere com 16,5%. O time mais odiado do Brasil é o Corinthians com 14,6% das respostas. Essas constatações fazem parte de pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas. Três anos após a sua última pesquisa de torcidas, o instituto voltou a mensurar as massas futebolísticas do Brasil. O estudo, o primeiro de âmbito nacional em 2016, foi encomendado pelo globoesporte.com e traz os 14 clubes mais populares, enquanto o anterior trouxe 22 – os demais times, desta vez, somam 10%. As respostas eram espontâneas.

Duas perguntas foram feitas pessoalmente a 4.066 entrevistados com mais de 16 anos entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados: “Para qual time você torce?” e “Qual é o time que você mais odeia?” A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de 1,5%.

As respostas para a primeira pergunta seguem a tendência das últimas pesquisas de tamanho de torcida, com Flamengo (16,5%), Corinthians (13,6%) e São Paulo (7,9%) no pódio, seguidos por Palmeiras (5,6%) e Vasco (4,5%). O primeiro clube fora do eixo Sul- Sudeste é o Bahia, com 1,8%. O tricolor baiano está à frente de Botafogo (1,8%), Fluminense (1,6%) e Sport (1,5)%. O Vitória está incluso entre “Outros clubes” que foram citados por 10% dos entrevistados. Nenhum time estrangeiro foi citado.

pesquisa_de_torcida_parana_pesquisas_2016_flamengo_corinthians_560.jpg

A novidade desta pesquisa é o índice de rejeição de cada clube. E o Corinthians surgiu como o time mais odiado do país, com 14,6% das respostas, uma ampla vantagem para Flamengo (8,6%), Vasco (5,9%), Palmeiras (5,3%) e São Paulo (3,2%). Depois aparecem Atlético-MG (1,9%) e Cruzeiro (1,6%) em empate técnico, assim como Internacional (1,6%) e Grêmio (1,4%).

Chama atenção o que pode ser entendido como desinteresse do brasileiro por futebol ou, pelo menos, pelos times de futebol. A resposta mais citada para a pergunta “por que time você torce” foi “por time nenhum”, com 19,4%. Ao mesmo tempo, a pergunta “qual o time que você mais odeia” teve como resposta mais citada “gosto de todos os times”, com 46,9% das respostas – que também eram espontâneas.

No total, 4.066 pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados. O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de 1,5%.

Como escolher o abacaxi mais doce

O abacaxi é uma fruta diurética e nutritiva. Fornece água, carboidratos, fibras, micronutrientes e também a bromelaína, uma enzima que ajuda na digestão das proteínas. Apesar do sabor...

Bahia registra 1.581 novos casos de Covid-19 e mais 95 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.581 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.010 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (12)...

Traficante matou esposa com tiro pelas costas em Águas Claras e no mesmo dia atacou rivais

A jovem de 23 anos, Mayara Soares dos Santos, que morreu na madrugada de domingo (11/04), no Hospital Eládio Lasserre, foi atingida com um tiro pelas costas....

Aplicativo Preço da Hora Bahia completa um ano com 430 mil usuários

Lançado em abril de 2020 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), o aplicativo Preço da Hora Bahia completou um ano de funcionamento...