Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Travesti perde guarda do filho por causa de peruca e é alvo de ataques

Travesti e ativista pelos direitos humanos, Bárbara Pastana, conhecida como a “Dama de Ferro do Pará”, mostrou nas redes sociais uma cena que acabou considerada por muitos como um crime. Ela perdeu a guarda do filho, precisou pedir exoneração do seu cargo na prefeitura de Belém (Pará) e foi alvo de haters que desejaram a sua morte. O que a estudante de Serviço Social fez?

Na tarde do dia 3 de abril Pestana se sentou no pátio de casa para tomar uma fresca ao lado da sua mãe e do seu filho. Ela usou em si uma peruca cujos cabelos volumosos e repicados alcançavam a altura de seus ombros. “Eles começaram a rir de mim na hora”, contou em entrevista à Folhapress.

Em meio aos risos, Pestana colocou o adereço no filho, para ver “se ele continuaria rindo da situação”. Porém, o menino chorou. Tudo foi gravado e publicado pela própria mãe nas redes sociais. Na legenda, ela escreveu: “kkk ele fica louco quando quero pentear minhas perucas e uso a cabeça dele como molde kkkkkk”.
“Coloquei nele sem nenhuma intenção de prejudicá-lo”, pontuou. A brincadeira entre mãe, avó e filho foi um prato cheio para internautas que alimentam discurso de ódio. Até parlamentares criticaram a situação.

O deputado federal Éder Mauro (PSD-PA), líder da Bancada da Bala na região Norte, acusou a ativista de querer mudar a orientação sexual do menino: “obrigou o seu filho, ainda criança, a usar perucas contra a sua vontade”.

O vídeo virou motivo de denúncia encaminhada ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar. Três dias depois, o garoto foi retirado da casa da mãe e levado para viver com o tio, um pastor evangélico.

A denúncia afirma que Pastana teria descumprido o artigo 232 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”. Quem é flagrado nessa situação, segundo o artigo do ECA, pode ser condenado a cumprir uma pena de seis meses a dois anos de prisão.

No último dia 4, o defensor público Carlos Eduardo Barros da Silva ingressou na Justiça com um pedido de liminar para devolver a guarda da criança a Pastana. Ele também aguarda a finalização de um relatório social sobre como o garoto era tratado quando estava sob os cuidados da ativista, que será inserido no processo. Caberá à juíza Rubilene Silva Rosário, titular da 1ª Vara da Infância de Belém, definir o futuro do menino, que também deverá ser ouvido.

Pastana teve o primeiro contato com o filho quando ele tinha dois dias de vida, em novembro de 2013. Nascido prematuro, foi abandonado pelo pai e morava com a mãe biológica sob péssimas condições num cubículo –junto de outros três irmãos. Doente, o garoto foi resgatado pela ativista, que recebeu o convite da mãe biológica para registrá-lo. Pestana não fez a retificação de seu nome e seu gênero nos documentos pessoais. Diante disso, a travesti optou por registrar o garoto como pai.

Agora, pela primeira vez em sete anos, Pastana não comemorará o Dia das Mães como planejava neste domingo (09/05), ao lado do filho. “Será o dia mais triste da minha vida… Nem tenho lágrimas para derramar”, lamentou Bárbara Pestana.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...