Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Especialistas alertam para aumento da dengue e de outras doenças no Verão

O Verão é a estação mais convidativa do ano para ir à praia, tomar aquele desejado banho de piscina ou para juntar a família e os amigos para atividades ao ar livre. Entretanto, é nesse período que especialistas alertam para o aumento de arboviroses como a dengue, zika e chikungunya. “A estação reúne características importantes para que mosquitos como Aedes aegypti e Aedes albopictus possam se desenvolver. É quando ocorrem chuvas esparsas, fazendo com que muitas vezes a água fique acumulada em criadouro. Além do mais, o calor propicia o desenvolvimento mais rápido dessas lavas, que consequentemente se tornam o mosquito”, explica o médico infectologista Robson Reis.

Para combater os focos dos insetos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza diversas ações de rotina por toda a Salvador, promovendo visitas domiciliares e em pontos estratégicos – locais considerados criadouros potenciais como cemitério, bueiros, oficina, borracharia, mercados e galpões que guardam materiais recicláveis. Para o trabalho, são utilizados inseticidas, larvicidas e carro fumacê. Desde a última sexta (6), 50 agentes de endemias do órgão fazem mutirão na Cidade Baixa, percorrendo os bairros do Bonfim e Ribeira – onde a ação acontece até esta quarta-feira (11).

Segundo balanço parcial já foram visitados 800 imóveis, sendo que em nenhum houve registro de foco do mosquito. Cerca de cinco mil cartazes e panfletos educativos foram distribuídos aos moradores. O mutirão acontece em parcerias com a Limpurb e com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A iniciativa consiste na visita de casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, roçagem, limpeza, remoção e descarte de lixo.

Chikungunya – Entre as epidemias que mais preocupam está a chikungunya. Isso porque a doença, em comparação com a zika e a dengue, é a que mais impacta diretamente na qualidade de vida do paciente, uma vez que ela traz febre, dores musculares e principalmente dores articulares (artralgia), que podem se manter por três anos, quando alcança fase crônica. Outro motivo para se preocupar com a chikungunya é que ela foi a arbovirose que menos atingiu baianos no passado. A Bahia contabilizou 56,8 mil casos de zika, 52,6 mil de chikungunya e 65 mil de dengue, segundo o último boletim epidemiológico. “As pessoas estão teoricamente mais imunes à zika e à dengue, já que tivemos muitos casos nos últimos anos”, aponta Reis.

Como ninguém quer ficar de cama ou ter complicações de saúde em pleno verão, alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a proliferação dos mosquitos transmissores. Como precaução, é imprescindível eliminar os focos e os criadouros dos Aedes, não permitindo acúmulo de água em vasos de planta, pneus, latas, ou em qualquer compartimento de armazenagem desprotegido. O dever de manter recipientes com água protegidos não se limita ao próprio ambiente. O infectologista Robson Reis salienta que vale alertar a família, os amigos e o vizinho ao lado para que eles também tomem os cuidados devidos.

Doenças de verão – O Verão também é o período no qual determinados vírus, bactérias e fungos costumam se proliferar. Dentre as doenças que costumam atingir à população nessa época estão conjuntivite, micoses de pele e infecção urinária. No caso das duas primeiras, o médico infectologista Robson Reis ressalta que as duas primeiras geralmente ocorrem pelo contato com água imprópria para banho, em ambientes como praia e piscinas. Por isso, é bom sempre estar atento às condições do ambiente. Já a infecção urinária costuma acontecer nesse período porque as pessoas perdem muito mais líquido através do suor e não se hidratam adequadamente.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...