Junho Lilás ressalta importância do teste do pezinho

Um dos procedimentos mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos é o teste do pezinho. Para reforçar a importância do exame, é realizada a campanha Junho Lilás, em referência ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado no próximo domingo (6). O teste pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A coleta é feita no calcanhar e, com apenas algumas gotinhas, é possível diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, a exemplo da fibrose cística, anemia falciforme e hipotireoidismo congênito, que são assintomáticas e podem afetar gravemente a saúde da criança ou até mesmo levar ao óbito.

Por conta da pandemia de Covid-19, a orientação é de que o teste seja feito no momento da alta da maternidade – seja ela 24h, 48h ou 72h. Os recém-nascidos que ficarem internados na maternidade/hospital também devem colher, de preferência do 3º ao 5º dia de nascido.

De acordo com a técnica da Saúde da Criança, Renata Lago, o ideal é que a coleta seja feita mesmo se a alta ocorrer antes deste tempo. Se o procedimento não for realizado na maternidade, o bebê deve ser levado a um dos postos de saúde.

“A família é orientada, desde o pré-natal, quanto à importância da realização do teste do pezinho, com todas as informações referentes ao procedimento do exame, doenças triadas, onde e como fazer na rede de assistência à saúde de Salvador. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém quanto mais cedo realizarmos a coleta mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados”, destaca.

Números – Desde 1992, é obrigatória e gratuita a realização do teste do pezinho em todo território nacional. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2021, foram realizados mais de 27 mil procedimentos do tipo. Já este ano, até o mês de fevereiro, cerca de 4 mil testes foram efetuados.

Agricultura familiar dá sabor ao São João da Bahia e garante emprego e renda para agricultores

O São João da Bahia tem cheiro e sabor da agricultura familiar. Este ano, as festas continuam suspensas, mas as delícias típicas estão garantidas. A colheita dos...

MP e PM discutem estratégias para coibir guerra de espadas em Cruz das Almas durante o período junino

Os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Luis Alberto Pereira, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e...

Como os cítricos podem beneficiar a saúde do coração

As doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos e derrames, são a causa de morte mais comum no mundo. E nestas doenças, em específico, os cítricos podem ter um...

Quase 4 toneladas de alimentos são distribuídas pelo PAA em São Sebastião do Passé

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segue garantindo alimento na mesa das pessoas que mais precisam e renda para os agricultores baianos. Na segunda entrega do...