Farmacêuticos e atendentes de farmácia comemoram vacinação contra a Covid-19

Lauro de Freitas amanheceu ensolarada neste sábado (05), tempo favorável para mais um dia de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, o município que já imunizou 22 grupos prioritários, ampliou o público com a inclusão de farmacêuticos e atendentes de farmácia. Foram vacinados 230 trabalhadores da área. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) imunizaram, também neste sábado, 299 rodoviários metropolitanos.

A expectativa da SESA para a próxima semana é avançar ainda mais nas faixas etárias e convocar outros públicos alvo. Com a chegada de 534 doses da Pfizer, já na segunda-feira (7) será retomada a imunização de gestantes e puérperas. A Prefeitura também abriu pré-cadastro para profissionais de educação física. O formulário está no site oficial da prefeitura no endereço www.laurodefreitas.ba.gov.br, e deve ser preenchido até o meio-dia deste domingo (06).

Sem filas no drive do Colégio 2 de Julho na Itinga, o farmacêutico Tarso Fontes, 30 anos, elogiou a organização. “Fiz o pré-cadastro e não imaginava que iria ser tão tranquilo. Não esperei em fila e logo recebi minha dose”, disse ele que veio acompanhado da esposa e filha.

Enquanto os carros chegavam, a equipe técnica composta por agentes de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem se organizava para agilizar o atendimento. A dinâmica é simples, mas eficiente. Um técnico recolhe a documentação e entrega para o agente realizar o cadastro, enquanto isso a enfermeira aplica a dose da vacina, ao fim do processo tanto a vacina quanto o cadastro já estão concluídos simultaneamente.

Acompanhada da família, a atendente de farmácia, Aiana de Souza, disse que estava ansiosa pelo momento. Tanto ela, quanto o marido Marco Antônio da Guarda, trabalham no estabelecimento e disseram que mesmo tomando as medidas de prevenção o medo de se contaminar sempre foi grande. “Na farmácia instalamos totens com álcool gel, fazemos a aferição da temperatura dos clientes e instalamos barreiras de acrílico, mas como o vírus é invisível, temos muito medo. A vacina é mais uma arma contra a doença”, falou.

Vacinação suspensa

Neste domingo (06), a vacinação contra a Covid-19 estará suspensa em Lauro de Freitas. A imunização retornará na segunda-feira (07) para gestantes e puérperas, no drive-thru da Unime.

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...