Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Saiba escolher e armazenar corretamente legumes e verduras

Legumes e verduras são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano e são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Até aí, nada novo. Mas será que você sabe escolher e armazenar corretamente esses produtos? Confira abaixo dicas e recomendação sobre alguns deles:

Abóbora/Moranga

Escolha as de polpa amolecida ou mofada, sem casca suja ou manchada. Quando verde, deve ser guardada em lugar fresco e arejado. Madura e inteira é melhor colocar na geladeira, onde se conserva por 3 semanas. Se partida, conserva-se por 1 semana.

Abobrinha

Escolha abobrinhas novas e pequenas, de 15-20 cm de comprimento, pois contém menos água. Dê preferência às bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada (conforme o tipo), sem rachaduras ou picadas de insetos. Conserve em saco plástico transparente, na parte inferior da geladeira, por 5 a 7 dias.

Alface

Verifique o “talo”, pois em pés de alface compridos não podem estar murchos e nem muito moles. As folhas devem estar limpas, brilhantes e firmes, porém não muito grandes. Envolva o pé de alface em papel-toalha úmido e mantenha em um saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira, por 5 dias. Ou guarde folhas soltas em uma vasilha coberta com papel-toalha úmido, vedada com filme transparente de plástico. O “pé” dura mais que as folhas soltas.

Chicória

Prefira os de folhas verdes, firmes e limpas. Conserve na geladeira, protegido em saco plástico transparente, por 5 a 7 dias.

Beterraba

A casca deve ser lisa, firme e sem rachaduras. Escolha a beterraba de cor concentrada e tamanho médio. Conserve em saco de plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retire as folhas antes de guardá-las.

Cenoura

Se comprada com as folhas, verifique se têm boa aparência e cor viva. Sem as folhas, não deve apresentar mofo no corte. A cenoura deve ser bem firme e de cor alaranjado-vivo. Evite as que têm radículas (primeiras raízes da planta) finas e brancas. Pode ficar de 2 a 3 semanas num saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira.

Chuchu

Escolha chuchus pequenos, firmes e pesados, sem cortes, depressões nem áreas moles ou manchadas. Coloque em sacos plásticos bem vedados na gaveta de legumes da geladeira, assim duram vários dias.

Couve

Prefira folhas compactas, pequenas e bem frescas, sem partes amarelas ou escuras, que não estejam murchas. Observe se os talos estão úmidos e com aparência de recém-cortados. Armazene em um saco plástico na gaveta da geladeira, longe das maçãs (que emitem gás etileno, responsável por agilizar a maturação de frutas, legumes e verduras), para evitar que a couve fique amarela.

Jiló

Deve estar firme e com a superfície mais clara ou escura. O formato vai variar de acordo com a espécie (tipo). Conserve em geladeira, nas prateleiras mais baixas, em sacos plásticos, por uma semana.

Quiabo

Procure quiabos pequenos (com 7,5 a 10 cm de comprimento), bem verdes e firmes. Evite os secos ou moles, pois perderam a doçura. O quiabo não se conserva por muito tempo, por isso use no dia da compra ou guarde em local fresco, por 1 ou 2 dias no máximo, fora da geladeira.

Repolho

Deve estar firme, limpo e fresco e sem folhas externas amareladas e murchas. O corte do talo deve estar úmido e não seco. Guarde inteiro por aproximadamente 15 dias, em sacos plásticos, na gaveta de legumes da geladeira.

Tomate

Prefira os tomates maduros que têm melhor sabor. Dê preferência aos firmes, lisos, de cor uniforme e sem manchas ou rachaduras. Se maduros, devem ser conservados em geladeira por uma semana, e se verdes, em temperatura ambiente até amadurecer.

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças e adolescentes sem a paternidade...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...