Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

7 Mitos e verdades sobre o desentupimento feito em casa

Não é nenhum segredo de que cano de esgoto e caixa de gordura entupidos são ocorrências incômodas. No entanto, existem alguns mitos e verdades sobre o desentupimento feito em casa que precisam ser observados. A fim de evitar frustrações de tentativas com receitas caseiras que não resolvem o problema.

Embora o mau cheiro e a lentidão para a água descer deixem as pessoas agitadas em busca de solução, agir por conta própria pode não ser o mais indicado. Em alguns casos, a melhor opção é contar com uma equipe desentupidora treinada e preparada. Com o objetivo de detectar a obstrução e sanar o problema rapidamente com aparato técnico. Preservando o estado das tubulações, pisos e azulejos com proteção.

Outro ponto importante, que não podemos ignorar, é o uso dos EPI’s (equipamentos de proteção individual). Lidar com certos produtos, local que atrai pragas, resíduos e determinadas ferramentas expõe o indivíduo a perigos. 

Então, o que devemos saber antes de buscar uma saída para esse contratempo? O que funciona e o que não resolve o problema? Veja os 7 mitos e verdades sobre o desentupimento feito em casa.

  •  Apenas os produtos químicos resolvem o desentupimento de esgoto

Um dos maiores MITOS na hora de eliminar a obstrução de esgoto é a utilização indiscutível dos produtos químicos. As composições contêm substâncias que podem deteriorar os materiais dentro das paredes. Além de prejudicar o bem-estar de quem os manuseia durante a tarefa.

Para impedir novos transtornos, o ideal é recorrer aos profissionais da desentupidora Dezjato. Eles são habilitados para implementar tratamentos mais sustentáveis, incluindo soluções rápidas e precisas. A máquina desentupidora, o hidrojateamento e o jato a gás são recursos para anular o entupimento de forma segura. Todos estes serviços são oferecidos por boas empresas desentupidoras.

  •  Utilizar um desentupidor caseiro

Questionamento clássico e que tem boa resposta: Sim, o efeito do desentupidor caseiro é uma VERDADE. Mas, com uma ressalva!!! Depende bastante do nível de entupimento, certo? Recomenda-se sua utilização apenas para desentupimentos pequenos.

Por ser uma das soluções mais baratas e mais simples, muitas pessoas usam o instrumento. Especialmente em cenários de obstrução em ralos e vasos.

  • Despejar água quente nas saídas de água.

Com certeza você já leu em algum lugar que despejar água quente nas saídas de água resolve entupimento. Porém, isto é um grande MITO. Mesmo quando escolhido para dissolver bloqueios na rede de esgoto da casa.

A água quente pode ser eficaz somente para auxiliar alguns resíduos de alimento a escoar pelo encanamento. O que dá certo apenas em obstáculos mínimos, ou quando realizada a tarefa diversas vezes até conseguir.

  • Comprar êmbolos

Ainda que os êmbolos não sejam uma das dicas caseiras mais usuais, é VERDADE que podem ajudar. No entanto, estamos falando de uma ferramenta de custo mais alto.

Geralmente, a peça costuma ser indicada para desentupir pias, vasos sanitários e ralos. Ela requer um manuseio adequado para não escapar das mãos. Além de força para auxiliar na hora de puxar, o que fará a sucção. 

Caso o entupimento persista, aconselha-se entrar em contato com a desentupidora de sua confiança.

  • Refrigerante de cola resolve?

Não, é apenas um MITO! Se fala em refrigerantes de cola para desobstruir tubulações pela presença de ácido fosfórico entre seus elementos. Contudo, a técnica não tem o grau necessário da substância para favorecer o derretimento do componente que está impedindo o fluxo do esgoto.

Se o seu vizinho fez e deu certo, ok. Pode até tentar também, mas não é uma das melhores estratégias.

  • Posso usar arame ou fio?

Todas as tentativas vão depender bastante da intensidade do entupimento. Quem não recorre ao serviço de uma desentupidora, por exemplo, pode usar arame ou fio. Digamos que esta é “quase” uma VERDADE. Afinal, introduzi-los com a dobra em formato de “U” na ponta, semelhante a um anzol, pode trazer para fora o resíduo causador do entupimento. 

Mas, se ele não estiver próximo à superfície, ou for maior do que se imagina, não será muito útil. O arame dobrado, fio ou até mesmo um cabide antigo só são relevantes quando a obstrução acontece próximo ao sifão. Insistir nos equipamentos por muito tempo fará com que a tubulação sofra ranhuras, facilitando o estrago dos materiais.

  • Chamar a desentupidora para sanar o problema

Sem dúvidas, a melhor maneira de sanar o problema entupimento de esgoto é chamando a  Dezjato desentupidora. VERDADE. A empresa dá todas as garantias de um trabalho bem executado, totalmente profissional, a fim de preservar a parte hidráulica da casa. 

Vale a pena pesquisar uma desentupidora de confiança que atenda na sua localidade. Assim o desentupimento é realizado com métodos apropriados, concluindo o serviço com tranquilidade.

FEMINICÍDIO EM COITÉ: mulher espancada até a morte e filhos acionam polícia

Uma mulher foi espancada até a morte, na manhã desta terça-feira (23/04), na cidade de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. A ocorrência...

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04). A história da jovem viralizou...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FEMINICÍDIO EM COITÉ: mulher espancada até a morte e filhos acionam polícia

Uma mulher foi espancada até a morte, na manhã desta terça-feira (23/04), na cidade de Conceição do Coité, região...
Fundação Jose Silveira

FEMINICÍDIO EM COITÉ: mulher espancada até a morte e filhos acionam polícia

Uma mulher foi espancada até a morte, na manhã desta terça-feira (23/04), na cidade de Conceição do Coité, região...

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04)....

“ATÉ TIROS DERAM”: Integrantes da TUI agridem ambulantes e destróem mercadorias após BAVI

Uma idosa de 62 anos que vende cerveja e churrasquinho durante os jogos do Vitória no Barradão acusou integrantes...

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado,...