Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a Minhoto reuniu três receitas para ajudar quem quer montar aquele arraiá na cozinha de casa. 

Tem dos tradicionais bolos de milho e mandioca, ao chambaril com pirão. Dois desses pratos foram assinados pela chef Anna Corinna, pernambucana que se dedica ao mundo da culinária há 20 anos. Todos eles trazem um toque especial e segredos para realçar o sabor. Para sobremesa ou para tomar com um café no lanche da tarde, a pedida é o bolo de mandioca caramelizada. A chef Anna Corinna revela que o truque para acertar o ponto do caramelo é acrescentar 3 colheres de vinagre maçã ao preparo.

Confira todo o passo a passo: 

BOLO DE MANDIOCA CARAMELIZADA

Ingredientes
230g de açúcar cristal peneirado
200g de manteiga
4 ovos 
500g de massa de mandioca
150g de leite de coco
100g de coco ralado 
100ml leite
8g fermento
Para caramelo da forma:
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
300g de açúcar cristal
80ml de água 
100g de coco queimado ralado

Modo de preparo

Bater a manteiga com o açúcar refinado por 5 minutos. Em seguida colocar os ovos um a um e bater por mais 3 minutos. Juntar a massa alternando com o leite de coco. Adicionar o fermento e colocar na forma caramelizada.

A outra receita que traz, além do vinagre, o tradicional ingrediente desta época junina, o milho. O quitute vem em uma versão cremosa, muito prática de fazer, para deixar todos os familiares impressionados.

BOLO CREMOSO DE MILHO

Ingredientes: 

2 colheres de chá de vinagre de maçã
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1 xícara de milho natural ou 1 lata de milho em conserva sem a água da conserva
1 copo de leite de coco caseiro ou 1 garrafinha (200 ml) dos industrializados
1 xícara de água
1 colher de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal
½ xícara de coco ralado

Modo de preparo:

Misture em um recipiente o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Bata no liquidificador o milho, o leite de coco, a água, o óleo de coco e o vinagre de maçã até que a mistura esteja homogênea. Adicione o conteúdo do recipiente no liquidificador, mexa bem com uma colher e despeje a massa em uma assadeira untada com óleo de coco e farinha de trigo. Leve ao forno já aquecido por 30-40 minutos até que esteja dourado em cima. Decore com coco ralado

Para a hora do almoço, a dica é o CHAMBARIL COM PIRÃO. Nutritivo e com ingredientes de fácil acesso, é um excelente prato para aquecer o corpo e preparar para dançar muito forró em casa. 

Ingredientes

4 fatias de músculo com osso (ossobuco) 
1 cenoura picada em rodelas grossas 
3 batatas cortadas em cubos grandes 
1/4 colher (chá) de cominho em pó
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 tomates grandes sem sementes, picados
4 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
4 colheres de vinagre de álcool
6 xícaras de água
Sal a gosto 
Pirão
1/2 xícara de farinha de mandioca fina
4 xícaras do caldo de cozimento do músculo

Modo de preparo

Na panela de pressão, coloque o músculo, cominho, pimenta, tomates, coentro, cebolinha e o vinagre de álcool. Cubra com água, tampe, leve ao fogo alto, deixe ferver. Depois abaixe o fogo, cozinhe por cerca de 40 minutos ou até que o  músculo esteja macio. Retire do fogo, coloque a cenoura e as batatas (se for necessário, acrescente mais água), tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos, ou até que esteja tudo macio. 

Pirão

Em uma panela, coloque 4 xícaras do caldo do cozimento (complete com água quente, se for necessário). Leve ao fogo alto, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar e cozinhe, até obter um pirão homogêneo. Retire do fogo, salpique cheiro verde e sirva. Você pode acompanhar com arroz branco e salada de agrião.