Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Após polêmica, Câmara de Salvador ganha iluminação LGBTQIA+; veja fotos

O Paço Municipal foi iluminado com as cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, do movimento LGBTQIA+, nesta segunda-feira (28/06). A ação afirmativa da Câmara de Salvador marcou a passagem do Dia do Orgulho Gay. A iluminação com as cores do arco-íris ficará em evidência até quarta-feira (30/06). A ação acontece após a aprovação do polêmico projeto que teve voto contrário de seis vereadores da Bancada Evangélica.

Conforme o vereador Henrique Carballal (PDT), em discurso no ato de inauguração da iluminação do Paço Municipal com as cores do arco-íris, o professor Luiz Mott foi pioneiro nesta luta contra o preconceito gay. “Ele entregou a sua vida a esse processo e que trouxe muita resistência da sociedade”, frisou.

Camara colorida 2
Foto: Valdemiro Lopes

Carballal destacou ainda que Luiz Mott criou uma entidade, o Grupo Gay da Bahia (GGB), em defesa de quem tem o direito de escolher com liberdade a sua sexualidade. Ele propôs aos pares a criação, pela Câmara Municipal de Salvador, do Estatuto da Diversidade, como ocorreu com o Estatuto da Igualdade Racial.

Na avaliação do vereador, o defensor da causa gay Marcelo Cerqueira poderá pilotar esse processo ao discutir com a sociedade a elaboração de um documento coletivo que possa ser apresentado à Casa, servindo de instrumento legal para garantir direitos às pessoas na cidade do Salvador.

Camara colorida 1
Foto: Valdemiro Lopes

Ainda em seu pronunciamento, o vereador Henrique Carballal defendeu “um debate uniforme, suprapartidário, e com aqueles que entendem a cidadania”.

Sensibilidade

Para a vereadora Marta Rodrigues (PT), a iluminação da Câmara com as cores do movimento LGBTQIA+ é uma iniciativa de vital importância. Ela destacou a sensibilidade do presidente Geraldo Júnior (MDB) e de outros pares, mesmo com alguns posicionamentos em contrário à ação.

“Essa iluminação é contra o preconceito, contra o ódio e contra todas as formas de violência contra o LGBTQIA+ e a nossa democracia”, afirmou. A vereadora também falou da campanha publicitária da Burger King em defesa da causa gay.

Idealizador do Grupo Gay da Bahia, o professor Luiz Mott participou do ato e frisou que Salvador é a cidade que abriga o grupo gay mais antigo do Brasil e da América Latina.

“Todos os anos, desde 1981, quando fundamos o GGB, continuamos a celebrar o Dia do Orgulho LGBT. É fundamental (celebrar), porque no ano passado foram assassinados 24 gays e travestis na Bahia, sendo cinco em Salvador. Bahia não rima com homofobia, rima com cidadania e alegria”, frisou Mott.

As vereadoras Laina Crisóstomo (PSOL) e Maria Marighella (PT) e o vereador Átila do Congo (Patriota) participaram do ato de iluminação do Paço e que marcou o Dia do Orgulho Gay na Câmara.

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco, em um trecho entre as...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes...

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de...

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Nordeste

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está...

Moto com restrição é recuperada pela PM em São Caetano

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo, no início da noite de...