Programação cultural no mês de julho destaca festividades da Independência da Bahia

Em comemoração a Independência da Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) realiza uma programação especial para o mês de julho. Durante todo o mês, as unidades da FPC oferecem, por meio virtual, palestras, oficinas, contações de histórias e exposições que destacam a luta dos baianos pela liberdade na Bahia.

Nesta quinta-feira (01), às 16h, a edição especial do Conversando com a sua História terá a participação do museólogo e pesquisador, Cláudio Rafael Almeida. Cláudio foi contemplado na categoria Memória, no Prêmio Fundação Pedro Calmon do Programa Aldir Blanc Bahia, com um e-book que analisa as representações da alegoria do caboclo, símbolo da independência da Bahia.

Já o segundo encontro, que acontece no dia 20 às 16h, vai destacar o projeto da historiadora Cristiane Silva Conceição, que destaca a atuação da população e, como isso influenciou na formação do constitucionalismo brasileiro. A Assembleia Constituinte foi instalada em maio de 1823, em meio a guerra de independência na Bahia que só terminou em 2 de julho do mesmo ano.

O Conversando com sua História está na 19ª edição, e é oferecido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da FPC. Para o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, as celebrações da independência do estado além de “consolidar a identidade do povo baiano, fortalece e coloca em destaque o importante papel que a população teve neste processo de luta pela liberdade”.

Já as Bibliotecas Públicas, disponibilizam programação temática que conta com nomes da história da Bahia, como Milton Moura e Consuelo Pondé, além das exposições virtuais “Dois de julho: uma festa do povo” e “Mulheres da Independência da Bahia”. A programação disponibiliza uma entrevista com a historiadora Daniele Santos, que destaca a participação do povo baiano no cenário da Independência do Brasil e com o historiador Aécio Macedo abordando os aspectos relevantes da Independência do Brasil na Bahia.

Destaque também para o “Heróis da Independência do Brasil na Bahia em Libras”. Um vídeo que conta a história do dois de Julho, narrado em Libras. A iniciativa é da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) e possibilita que cidadãos (sejam cegos, surdos ou ouvintes) conheçam um pouco mais sobre aqueles que lutaram pela liberdade no estado.

Governo do Estado reduz toque de recolher em 1 hora

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (23), atualização do decreto estadual 20.585, que estabelece normas e medidas restritivas na Bahia em virtude da pandemia do novo...

Programa Corra pro Abraço completa 8 anos transformando vidas pela redução de danos

Em 22 de Julho é comemorado o aniversário do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia. Fundada em...

Criminosos usam nome do deputado Félix Mendonça Júnior para aplicar golpe

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) denunciou hoje (23) que estão usando o nome dele para aplicar golpes na internet. Por meio do telefone com...

Intervalo maior de doses da vacina Pfizer aumenta níveis de anticorpos

Um intervalo maior entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 proporciona um nível maior de anticorpos do que um intervalo mais curto, concluiu...