Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Cerimônia simbólica do Dois de Julho destaca batalha contra a Covid-19

Fotos: Betto Jr./Secom

Pelo segundo ano consecutivo devido à Covid-19, a celebração presencial em Salvador ao Dois de Julho, Independência do Brasil na Bahia, foi restrita a um ato simbólico realizado no Largo da Lapinha, na manhã desta sexta-feira (2). Na ocasião, autoridades como o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa destacaram o esforço realizado por todos os heróis do momento, desde os profissionais de saúde até a população, nesta batalha contra a pandemia. Não à toa, este ano a celebração tem como tema “A Chama da Esperança”.

IMG 20210702 WA0059

“Chegamos a mais um Dois de Julho, dia de muito orgulho para todos nós, baianos, que nossos corações batem mais forte, comemoramos a vitória do nosso povo e prestamos homenagem aos nossos heróis. Infelizmente, devido à pandemia, este é o segundo aos que temos que comemorar a data com as limitações que o momento exige. Já são 16 meses de uma longa batalha que vem se travando contra a pandemia, e neste dia temos que prestar homenagem a todos os heróis dessa batalha”, declarou Bruno Reis.

IMG 20210702 WA0050

No discurso, ele completou que Salvador conseguiu chegar até aqui como a capital com um dos menores índices de mortalidade e destacou que está mais perto o retorno às atividades normais. “Isso se deve ao esforço coletivo de todos: gestores, profissionais envolvidos e população, que muitas vezes, mesmo a contragosto, atendeu à nossa convocação de adotar medidas de isolamento social”.

O chefe do Executivo municipal ainda deixou uma mensagem de reconhecimento e esperança. “Temos os heróis da linha de frente, que são os trabalhadores da saúde, e a pira hoje representa a chama da esperança, os caboclos estão de verde, que é a cor da esperança. Que essa seja a última batalha contra a pandemia e que, a partir de 15 de julho, se os números continuarem caindo e com a ajuda da população, possamos definitivamente vencer essa guerra”, arrematou.

IMG 20210702 WA0061

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, explicou a escolha do tema das celebrações em 2021. “O tema deste ano é A Chama da Esperança porque a gente espera que essa Covid saia das nossas vidas, que a vacinação continue correndo e que a gente possa logo, logo estar voltando à rotina. Estamos também com uma programação virtual enorme na página da FGM no site e YouTube, então aproveitem este ano para conhecer mais a festa”, declarou.

IMG 20210702 WA0055

Ele aproveitou ainda para informar que no próximo ano serão abertas as comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, a serem completados em 2023, com a criação de um Memorial da Independência no Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha.

Cerimônia – A cerimônia simbólica foi iniciada com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Bruno Reis, governador Rui Costa, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Viana, e pelo presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Em seguida, foi acendida a pira pelos profissionais de saúde Alene Santos, 49 anos, técnica de enfermagem da USF Jaguaripe, e Helder Martins, 39 anos, enfermeiro da USF Nelson Piauhy Dourado. Por fim, foram colocadas flores no busto em homenagem ao General Labatut e heróis da independência.

Para Arlene, o momento foi de muita felicidade pelo reconhecimento ao trabalho que vêm realizando, e deixou um recado para a população. “Que todos tenham esperança, fé, confiança, graças a Deus tem essa vacina que veio amenizar a situação e que todos se vacinem, não esqueçam de tomar a segunda dose, procurem os postos e, aos demais, fiquem também atentos ao momento de tomar a primeira dose.”

“Está sendo muito gratificante, principalmente neste momento que estamos vivendo de pandemia, dificuldade e perdas, fico feliz em representar nossa classe da saúde. Neste dia tão simbólico desejo muita força, esperança e a vacina que está chegando para todos. Com fé em Deus a gente vai vencer essa batalha”, declarou Martins.

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da...

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte Norte do Itapicuru, junto com...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel...

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do...

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Atualmente isentas de impostos federais e pagando 17% de imposto estadual, as compras de produtos e de serviços em...