Integrantes do MLB danificam prédio da Governadoria e agridem policiais

Cerca de 50 manifestantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) invadiram o prédio da Governadoria no final da manhã desta segunda-feira (12), conforme informações da Secretaria Estadual de Comunicação (SECOM). Durante a invasão, ainda de segundo a Pasta, eles agrediram com socos policiais da Casa Militar do Governador e quebraram a porta da entrada principal do prédio. Um dos policiais ainda teve a roupa rasgada pelos agressores.

A SECOM informou ainda que o líder do movimento, Vitor Aicau Moraes, foi detido e encaminhado para delegacia. Ele foi acusado de dar socos em um policial que tentava retirar os manifestantes de dentro do prédio público. Os integrantes do MLB chegaram a entrar na sala de funcionários localizada no térreo da Governadoria. Apesar dos manifestantes não terem feito previamente uma solicitação para discutir a pauta e sem comunicar ao Governo a realização do movimento, uma comissão do MLB foi recebida, no início da tarde, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), localizada no prédio da Governadoria.

O MLB reivindica acesso à moradia e ocupa um imóvel da Embasa, na Avenida Sete de Setembro. A Embasa solicitou na Justiça a reintegração de posse visando preservar a integridade física e a vida das pessoas que estão ocupando o imóvel, pois há indicativos de haver instabilidade nas estruturas internas do prédio. Já a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, na semana passada, o cadastro dessas famílias no programa de habitação do órgão.

Vitor Aicau foi ouvido na 11ª Delegacia Territorial de Tancredo Neves e liberado após a Polícia Civil instaurar inquérito policial. Ele vai responder pelos crimes de dano ao patrimônio público, resistência, desobediência e lesão corporal. Integrantes do grupo também foram interrogados na delegacia e liberados posteriormente.