Inundações deixam mais de mil pessoas desaparecidas na Alemanha e Bélgica

Mais de mil de pessoas estão desaparecidas e mais de 120 morreram após inundações no oeste da Alemanha e na Bélgica nesta sexta-feira. Casas foram destruídas na região e novas enchentes são temidas pela população local.

Comunidades inteiras estão em ruínas desde que rios transbordaram e varreram cidades pequenas e vilarejos na Alemanha, na Bélgica e na Holanda.

“Foi tão horrível, não conseguimos ajudar ninguém. As pessoas gesticulavam pelas janelas”, disse Frank Thel, um morador de Schuld, à Reuters diante de uma pilha de destroços na cidade, onde vários edifícios desmoronaram.

Só na Alemanha, 103 pessoas já morreram, a maior perda de vida em desastre natural em quase 60 anos no país. Teme-se que este número cresça, já que mais casas desabaram, enquanto na Bélgica autoridades disseram que pelo menos 20 pessoas morreram e outras 20 estavam desaparecidas. “As águas estão subindo cada vez mais. É assustador”, disse Thierry Bourgeois, de 52 anos, na cidade belga de Liege.

A infraestrutura foi completamente destruída, e a reconstrução custará muito tempo e dinheiro, disse a premiê do estado alemão da Renânia-Palatinado, Malu Dreyer. “O sofrimento só aumenta”, acrescentou.

Redes de telefonia móvel estão inativas em algumas das regiões assoladas por inundações, o que impede o contato com familiares e amigos.

Mais ao norte, em Erftstadt, perto de Colônia, também na Alemanha, várias casas desabaram na manhã desta sexta-feira, e equipes de resgate estão tendo dificuldade para alcançar moradores de barco. Estradas ao redor de Erftstadt estão intransitáveis, já que foram varridas pelas inundações.

O ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, disse que o governo federal pretende fornecer apoio financeiro às regiões afetadas o mais rápido possível, acrescentando que um pacote de medidas deve ir ao gabinete para receber aprovação na quarta-feira.

Bahia registra 1.906 novos casos de Covid-19 e mais 28 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.906 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.058 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (4)...

Dólar cai para R$ 5,18 em dia de decisão do Copom

Num dia de expectativa com a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o dólar teve leve queda, depois de subir para R$ 5,24 no início da...

Convocados do Partiu Estágio devem apresentar documentação a partir desta quinta-feira (5)

A partir desta quinta-feira (05.08), os estudantes universitários selecionados pelo Governo do Estado para participar do Programa Partiu Estágio devem comparecer ao local indicado na convocação para...

Baianos atrasam na busca pela segunda dose da vacina contra a Covid-19; aplicação é fundamental para a proteção contra o vírus

Mais de 400 mil baianos não compareceram aos postos de vacinação para receber a segunda dose contra a Covid-19 dentro do prazo, comprometendo a imunização. Mesmo disponíveis,...