PSOL lança pré-candidatura da yalorixá Bernadete Souza para governadora da Bahia

Na plenária virtual de Ilhéus do 7° Congresso do PSOL, que ocorreu no último domingo (18/07), a co-vereadora da ‘Mandata Pretas Por Salvador’, Laina Crisóstomo, indicou que a candidatura ao governo do Estado da Bahia pelo Psol seja de uma mulher negra do movimento popular e do interior da estado. Ela propõe o nome de Bernadete Souza.

Bernadete é mulher negra, feminista, assentada da reforma agrária, yalorixá, ativista do movimento negro, graduada em Letras pela Uneb e especialista em Educação do Campo e Agroecologia pela USP. A política foi candidata à prefeitura de Ilhéus em 2020 pelo PSOL e em 2018 ao cargo de co-senado pelo partido.

“Me sinto honrada em ser reconhecida pela co-vereadora Laina. Essa atitude demonstra que apresentar o meu nome é uma tarefa coletiva, um projeto político de construção de uma ocupação de poder na Bahia de governantes do povo. E isso instaura um próximo período para o PSOL na Bahia, movimento que já acontece em todo o PSOL nacional, que entende a importância de mulheres negras diversas na ocupação dos espaços de poder e da política institucional. É um desafio para nós mulheres negras disputar o governo, em um Estado que tem a Cidade mais negra fora da África. Mas que nunca teve em sua história uma governadora negra”, disse Bernadete Souza na plenária.

Últimas Noticias