Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Médicos alertam que inúmeros doentes sofrem de perda de cabelo pós-Covid

Normalmente, uma pessoa pode perder até 100 cabelos por dia, mas o eflúvio telógeno (condição que consiste na queda difusa em todo o couro cabeludo), pode aumentar até 300 a 400 cabelos por dia.

“Temos visto o dobro de pacientes que se queixam de problemas relacionados à queda de cabelo. A inflamação que ocorre pós-Covid-19 é um dos principais contribuintes para esta situação. Os défices causados por uma ingestão nutricional comprometida, mudanças súbitas de peso, distúrbios hormonais e níveis reduzidos de vitamina D e B12 são algumas das principais razões para os grandes volumes de perda de cabelo pós-Covid”, disse Shahin Nooreyezdan, consultor sénior de Cirurgia Plástica e Cosmética, nos Hospitais Apollo Indraprastha, em Nova Deli, na Índia.

No entanto, a condição, que surge entre um a 1,5 meses após a Covid, é temporária e melhora com tratamento adequado em dois a três meses.

“A razão é a interrupção do crescimento do folículo piloso devido a uma infecção aguda como o coronavírus que leva o cabelo a cair ou morrer (fase telógena). E o cabelo morto cai automaticamente depois de algumas semanas”, explicou Sachin Dhawan, consultor sênior do Departamento de Dermatologia do Fortis Memorial Research Institute.

“Para casos leves, a recuperação é automática. Em casos graves, um bom suplemento de cabelo com biotina e aminoácidos, ferro e outros minerais é dado, juntamente com um peptídeo que contenha soro”, acrescentou Dhawan.

Durante a recuperação pós-Covid, as pessoas devem consumir uma dieta nutritiva juntamente com fontes comestíveis naturais de vitaminas e ferro. A carência de ferro pode acelerar ainda mais a perda de cabelo, e a ingestão de uma dieta rica em proteínas e equilibrada pode ser uma solução para reduzir a queda de cabelo temporariamente.

De acordo com os médicos, além de consumir uma alimentação saudável e tomar suplementos nutricionais, deve-se também evitar o calor emitido por secadores ou modeladores de cabelo e a aplicação de produtos químicos, além de evitar o sedentarismo – mantendo um estilo de vida ativo.

“Só depois de esperar entre cinco a seis semanas após o consumo de uma dieta nutritiva é que as pessoas devem consultar um médico, caso ainda estejam a experienciar perda de cabelo excessiva”, disse Kuldeep Singh, consultor sénior de Cosmetologia e Cirurgia Plástica, Hospitais Apollo Indraprastha, Nova Deli.

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º Delegacia Territorial dos Barris, na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...
Fundação Jose Silveira

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...

Imóvel desaba no bairro de Pero Vaz, em Salvador

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana, um imóvel desabou na manhã desta quarta-feira (24/04), no...