Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Minha Caminhada”: Aos 78 anos, Seu Regi de Itapuã lança seu primeiro álbum

Um dos mais versáteis compositores da cidade de Salvador, reconhecido no bairro onde vive como um mestre griô e expressivo representante das tradições culturais locais, Reginaldo Souza, o Seu Regi de Itapuã, lança, aos 78 anos, Minha Caminhada, seu primeiro trabalho individual. O álbum chega às plataformas digitais no dia 31 de agosto e o lançamento será celebrado com uma live transmitida pelo canal do YouTube do É Samba da Bahia!, às 20h.

A produção apresenta um compositor no auge da maturidade de quem cria versos e melodias desde os 13 anos de idade, passeando com desenvoltura pelos mais diversos gêneros musicais que fazem parte do nosso cancioneiro popular. Ainda que o samba seja o “carro-chefe” de sua musicalidade, o repertório de Seu Regi de Itapuã contempla uma rica variedade de ritmos, além de diferentes estilos dentro do próprio samba. Dessa maneira, as 13 faixas que integram o álbum Minha Caminhada são um “cartão de visitas” fiel à diversidade musical de sua obra, incluindo samba, baião, ciranda, maxixe, bolero e ijexá.

Seu Regi de Itapua 6

O disco foi gravado na Casa do Músico, em Itapuã, e contou com a participação de diversos músicos da localidade, incluindo os arranjadores Amadeu Alves e Pedrão Abib, que assinam juntos a direção artística e musical do álbum. Além de companheiros de longa data de Seu Regi, são parceiros de canções, saraus, rodas de samba e apresentações musicais do compositor.

Os responsáveis pelos arranjos de Minha Caminhada também atuam como músicos e intérpretes nas faixas em que dividem a parceria com Reginaldo Souza – Amadeu Alves na ciranda “Areia branca” e Pedrão Abib no samba “Festa de Itapuã”. Outras participações especiais no disco ficam por conta de Roberto Ribeiro, em “No vai e vem da maré” (parceria do músico itapuanzeiro com Seu Regi); Juliana Ribeiro, em “Lição de vida”, única regravação do álbum; Tonho Matéria, no ijexá “Oração de pescador” (parceria de Seu Regi com Cuca); e Maria Pinheiro, no maxixe “Pé de juá”. A produção musical do trabalho foi realizada por Adson Santana e a produção executiva, por André Carvalho.

De “Cantador do Sertão”, baião que abre o disco e que serve como um pedido de licença e agradecimento, a “Minha caminhada”, faixa-título que encerra os trabalhos e simboliza a sua trajetória de mais de 60 anos como compositor, Seu Regi traz a marca da simplicidade na criação e na interpretação, conceito que se estende aos arranjos e à toda a produção artística do disco.

Essa maneira simples de viver e de aprender com as pequenas coisas do cotidiano fica evidente em dois sambas clássicos de seu repertório que integram o álbum: “Aprendiz do mundo” (“Eu já não sou mais quem eu era / Quem eu era já não sou / Se eu mudei, foi pra melhor / O mundo que me ensinou”) e “Mestre” (“Sou mestre, não / Sou mestre, não / Vivo a vida toda aprendendo a lição”). O sentimento de solidariedade também é revelado em passagens como “Mas se alguém chegar com fome / Seja mulher, seja homem / A gente vai dividir / Se estiver com a criança / Que também esteja com fome / Corra e vá metendo a mão / E nem precisa me pedir”, na já citada “Cantador do Sertão”, ou em “História de Itapuã”, onde canta “Puxada de rede, toda hora tinha / O meu pai pescava, minha mãe dizia / O peixe é muito, não dá pra eu guardar / Eu vendo um tanto, outro tanto vou dar”. Completam o álbum o bolero-sofrência “É hora de falar de amor” e o baião “Garimpeiro”.

A live de lançamento de Minha Caminhada contará com a participação de Seu Regi de Itapuã, Amadeu Alves e Pedrão Abib, além do jornalista André Carvalho, que atuou na produção executiva do projeto. No dia 31 de agosto, o disco será lançado nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, YouTube, Apple Music, Tidal e Bandcamp), mas a campanha de pré-venda do CD físico já está no ar através do site www.minhacaminhada.com.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Espaço Cultural Casa Verde e o coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e foi contemplado pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020, tendo apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
O quê: Lançamento do álbum “Minha Caminhada”, de Seu Regi de Itapuã
Quando: 31/08 (terça-feira), às 20h
Onde: Canal do YouTube do É Samba da Bahia!
O quê: Pré-venda do CD “Minha Caminhada”, de Seu Regi de Itapuã
Onde: www.minhacaminhada.com
Quanto: R$ 30,00 (com frete incluso)

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...