Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ouro no halterofilismo, fim do jejum no remo e estreia do futebol de 5; Veja resultados da madrugada

O início do 5º dia dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi marcado pela medalha inédita de ouro no halterofilismo conquistada por Mariana D’Andrea, na categoria até 73 kg. Ela levantou 137 quilos e superou a chinesa Lili Xu, que ficou com a prata (134 quilos) neste domingo, 29, na capital japonesa. O bronze foi para a francesa Souhad Ghazouani (132). Além do ouro da atleta paulista de Itu, o Brasil obteve outra medalha na modalidade: a prata de Evânio Rodrigues da Silva nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

CFD601E5 9A17 4063 86B5 538C6B0AA0EFEste foi o sétimo ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Além de Mariana, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio com Gabriel Bandeira (100m borboleta na classe S14), Wendell Belarmino (50m na classe S11), Silvânia Costa (salto em distância na classe T11), Petrucio Ferreira (100m rasos na classe T47), Yeltsin Jacques (5.000m da classe T11) e Wallace dos Santos (arremesso de peso pela classe F55).

O dia também contou com a estreia do fut 5, modalidade em que o Brasil está invicto e conquistou quatro medalhas de ouro na história do megaevento do paradesporto. A Seleção manteve a invencibilidade ao derrotar a China por 3 a 0, com dois gols de Nonato outro de Cássio.

Outro destaque do começo da manhã no Japão foi o baiano Renê Pereira, que ganhou a medalha de bronze no remo (Single Skiff Masculino PR1) – a segunda da modalidade para o Brasil em todas as edições dos Jogos. A primeira havia sido conquistada nos Jogos de Pequim em 2008, há 13 anos, quando a dupla Elton Santana e Josiane Lima levaram o bronze no barco double skiff misto PR2.

Na natação, modalidade que já garantiu 10 medalhas ao país na atual edição dos Jogos (dois ouros, duas pratas e seis bronzes), a missão brasileira está com oito atletas em cinco finais na manhã deste domingo. Nas classificatórias dos 50m costas da classe S12 (para atletas com deficiência visual), Carol Santiago bateu o recorde paralímpico da prova ao finalizá-la em 26s87.

Por fim, no judô, a paulista Alana Maldonado está na final da categoria até 70 kg. Na primeira luta, ela derrotou a italiana Lauria Matilde, por ippon. Da mesma forma, na semifinal, ela venceu a turca Raziye Ulucam. Na decisão, ela vai enfrentar a georgiana Ina Kaldani. As finais da modalidade estão previstas para começarem a partir das 4h30 (horário de Brasília) deste domingo.

Futebol de cinco
Única campeã da história desde que a modalidade entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos, a Seleção Brasileira de futebol de 5 (para cegos) começou a sua participação em Tóquio com uma vitória por 3 a 0 diante da China, no Aomi Urban Sports Park.

Com dois gols de Nonato e um de Cássio (pênalti), o Brasil iniciou a sua caminhada rumo à quinta medalha de ouro paralímpica. Os chineses são velhos conhecidos dos jogadores brasileiros. As seleções se enfrentaram na semifinal do Rio 2016 e na final dos Jogos de Pequim 2008 – com vitória brasileira nas duas decisões.

O Brasil está no grupo A nos Jogos Paralímpicos, ao lado de Japão, China e França. Na chave B, duelam Espanha, Marrocos, Argentina e Tailândia. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. A grande decisão será no dia 4 de setembro, às 5h30.

Remo
Além do bronze de Renê Pereira, o Brasil foi representado em mais três provas no último dia do remo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A dupla brasileira formada por Josiane Lima e Michel Pessanha disputou a final B e ficou com a segunda colocação (oitavo lugar geral da categoria).

Na final B do barco quatro com misto PR3, a equipe formada por Ana Paula Souza, Diana Barcelos, Valdeni Junior, Jairo Klug e Jucelino Silva, ficou com a quarta colocação (10º lugar geral da categoria).

Na prova individual feminina, a brasileira Claudia Santos competiu na final A do single skiff PR1 e ficou com a sexta colocação. A missão brasileira participou destes Jogos Paralímpicos com barcos nas quatro categorias do remo. Apenas Brasil, Estados Unidos e Ucrânia conseguiram classificar todos os barcos nas provas paralímpicas.

Natação 
Oito brasileiros estão em cinco finais da natação, que começarão a partir das 5h deste domingo. Destaque para a nadadora Carol Santiago, que fez 26s87 nos 50m livre na classe S12 e bateu o recorde paralímpico pelas eliminatórias da prova.

Já os primeiros nadadores a entrarem na piscina na noite deste sábado foram João Pedro Brutus e Gabriel Bandeira na prova de 100m peito S14 (deficiência intelectual).

Mineiro de Uberlândia, Brutus fechou a prova com o tempo de 1min08s01, ficou em sétimo na classificação geral e vai disputar a final às 5h21. Gabriel Bandeira, que já garantiu três medalhas em Tóquio, fez 1min10s43 e não conseguiu passar para a fase seguinte.

As irmãs Débora e Beatriz Carneiro estão na final do 100m peito SB14, às 05h28; Beatriz terminou em terceiro lugar na classificação geral, com 1min18s34, e Débora finalizou em quinto lugar com 1min18s55.

No 50m costas feminino S3, mais duas brasileiras na final:  Maiara Regina Barreto, em quinto lugar na classificação geral, com o tempo de 1min00s80. Na sétima colocação, Edênia Garcia avançou com o tempo de 1min08s44. A final será às 5h49.

Nos 50m livre, somente Carol Santiago avançou de fase. A final será realizada às 6h17. Nas mesmas classificatórias, Lucilene Sousa terminou na 10ª colocação com 28s21 e está fora da final.

No 200m livre S2, Gabriel Geraldo e Bruno Becker estão na final, que será disputada às 07h07. Na classificação geral, Gabriel fechou com o tempo de 4min24s32 e ficou em terceiro lugar, enquanto Bruno fechou com o tempo de 04min30s84 – o 4º melhor das classificatórias.

Outros resultados 
Na prova 50m livre S9, os três brasileiros que participaram, Ruiter Gonçalves Silva, Vanilton Filho e Gabriel de Souza não atingiram o tempo para a classificação e estão fora da final. Douglas Matera, nos 50m livre, terminou em 12º lugar, com o tempo de 25s14 e também não avançou.

Finais
5h21 – João Pedro Brutus – 100 peito S14 masculino
5h28 – Débora Carneiro e Beatriz Carneiro – 100m peito S14 feminino
5h49 – Edênia Garcia e Maiara Barreto – 50m costa S3 feminino
6h17 –Carol Santiago – 50m livre S13 feminino
7h07 – Bruno Becker e Gabriel Araújo – 200m livre S2 masculino

Judô
Além da decisão de Alana, Antônio Tenório, da categoria até 100kg, ainda continua na disputa por sua sétima medalha paralímpica. Em sua primeira luta nos Jogos de Tóquio, ele derrotou, por ippon, Ion Basoc, da Moldova. Já no segundo combate, foi derrotado, também por ippon, pelo norte-americano Ben Goodrich. Agora, ele disputa a medalha de bronze contra Sharif Khalilov, do Uzbequistão.

Quem também disputa o bronze é Arthur da Silva (categoria até 90kg), que enfrenta o ucraniano Oleksandr Nazarenko, Por fim, na categoria feminina até 70kg, também pelo bronze, Meg Emmerich encara Altantsetseg Nyamaa, da Mongólia.

Já Wilians Araújo (categoria acima dos 100kg), prata na Rio 2016, perdeu na estreia, por ippon, para o cubano Yordani Fernández e foi eliminado.

Atletismo
Na final dos 200m da classe T36, Samira Brito (31s92) e Taschitha Oliveira (32s91) ficaram em 6º e 7º lugares, respectivamente.

Ariosvaldo Silva, o Parré, avançou na prova dos 400m da classe T53, em que os corredores competem em cadeiras de rodas. Com o tempo de 51s65, Parré se classificou para as finais da sua prova ficando na oitava colocação da classificação geral. A final será às 08h01.

Outras finais
07h28 – Paulo Guerra (salto em altura na classe T47);
09h04 – Joeferson Marinho (100m na classe T12).

Triatlo 
A primeira competição da noite deste sábado (28) teve início às 18h30, com a brasileira Jéssica Messali, da classe PTWC1 (para cadeirantes). A triatleta terminou a prova com o tempo de 1h16min23 e ficou na quarta colocação. O ouro foi para a norte-americana Kendall Grestsch (1h06min25), seguida da australiana Lauren Parker (1h06min26) e de Eva Maria Pedrero, da Espanha, que ficou com o bronze ao finalizar a prova em 1h14min49.

Na prova masculina, que aconteceu às 20h30, os brasileiros terminaram em quinto e sexto lugares na prova para classe PTS5 (deficiência físico-motora). Ronan Cordeiro, com o tempo de 1h01min22, e Carlos Rafael Viana, com o tempo de 1h02h26. A medalha de ouro ficou com o alemão Martin Schulz, que finalizou a prova em 58m10.

Goalball 
No último jogo da fase de grupos no masculino, o Brasil venceu o Japão por 8 a 3.  Com este resultado, o Brasil se classificou para a semifinal, que será realizada no dia 31 de agosto. O adversário ainda não está definido. A final será realizada no dia 3.

O time japonês abriu o placar da partida faltando nove minutos para o fim da primeira etapa. A reação brasileira começou quando faltavam seis minutos para encerrar o primeiro tempo. Parazinho foi o autor do gol do empate e, logo em seguida, marcou o gol da virada brasileira. Parazinho marcou cinco gols na partida, enquanto Leomon Moreno fez 3.

A Seleção foi bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Nesta atual edição, a equipe nacional estreou contra a atual campeã paralímpica, a Lituânia, e venceu por 11 a 2. Em seguida, o Brasil sofreu um revés contra o Estados Unidos, por 8 a 6, e venceu a Argélia (10 a 4) antes da vitória diante dos donos da casa.

Tiro com arco
Andrey de Castro e Jane Karla, da equipe mista brasileira, perderam para os franceses Julie Chupin e Daniel Lelou (145 a 142).

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A situação ocorreu nessa quarta-feira...

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....
Fundação Jose Silveira

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje. A...

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....