Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Programa de Aprendizagem Profissional insere mais de 100 estudantes no mundo do trabalho

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quarta-feira (1), o Programa de Aprendizagem Profissional, que possibilita a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, por empresas de médio e grande portes. O lançamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, em Salvador, onde os estudantes serão beneficiados.

Com o programa, os estudantes serão inseridos no mundo do trabalho com a proposta pedagógica que alia a prática à formação profissional. Inicialmente, foram contratados por oito empresas mais de 100 estudantes do curso técnico em Administração, na modalidade Médio Integrado do CEEP. Os estudantes assinaram o contrato com as empresa, cuja vigência começou hoje.

A estudante Mariana Silva Barros, 2º ano do continuum 2020/21, foi uma das contratadas e falou sobre as expectativas. “A partir deste programa, nós, estudantes, teremos a oportunidade de lançar o nosso olhar ao empreendedorismo e à intervenção social, bem como fomentar mudanças no contexto em que estamos inseridos. Somos imensamente gratos pela oportunidade de iniciar a primeira turma do Aprendiz Profissional e tudo faremos para corresponder às expectativas depositadas em nós”, afirmou.

O programa terá a duração de 15 meses, sendo quatro de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho, com carga-horária de 1.316 horas. Os jovens aprendizes serão remunerados pelo tempo de formação e atuação, com carteira assinada e direitos garantidos, como a auxílio transporte.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues no ato, destacou o alcance desta política para o futuro dos estudantes. “Este programa é mais uma oportunidade de aprendizado neste processo de formação dos futuros técnicos de nível médio em Administração e dos demais aprendizes que serão contemplados. Isso se soma a um conjunto de políticas públicas adotadas pelo Governo da Bahia, visando a formação e a inserção cidadã dos estudantes no mundo do trabalho, a exemplo do programa Educar para Trabalhar”.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb), e do Itaú Educação e Trabalho (IET). Também participaram do lançamento a superintendente interina de Educação Profissional e Tecnológica, Elisabete Costa; a diretora do CEEP Severino Vieira, Juçara Santos; Marcelo Gavião, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre; e Taís Arruti, auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho.

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em suas respectivas posições. Ao todo,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...
Fundação Jose Silveira

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...

POLÊMICA E ESPECULAÇÕES: Davi se pronuncia e responde sobre suposto afastamento de Mani Rego

Após uma série de especulações sobre um suposto afastamento de Mani Rego, o campeão do BBB 24, Davi Brito,...