7 de Setembro: pandemia impede desfile cívico na Bahia mais uma vez

O tradicional desfile cívico do feriado da Independência, comemorado no 7 de Setembro, mais uma vez não acontecerá na Bahia por causa da pandemia da Covid-19, que já matou mais de 580 mil brasileiros. Ano passado, a festa não aconteceu pelo mesmo motivo. O evento ocorre desde o ano de 1949.

A decisão foi do Ministério da Defesa em comum acordo com as autoridades estaduais e municipais. Na capital, o desfile é feito na Avenida Sete de Setembro com desfile de militares das Forças Armadas, policiais, bombeiros, guardas municipais e estudantes, além de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador.

A data é um marco histórico e representa o dia em que Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822, proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe a frase “Independência ou morte!”, em referência a separação entre Brasil e Portugal. O ato ficou conhecido como o “Grito do Ipiranga”. O Brasil, então, deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.

Últimas Noticias