Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Frota de Salvador terá mais 169 ônibus com ar condicionado

Quem utiliza o transporte coletivo em Salvador poderá contar, em breve, com 169 novos ônibus, todos com ar condicionado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pelo prefeito Bruno Reis, que está em São Paulo acompanhado do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller. Ambos visitaram a fábrica da montadora durante a manhã para conhecer de perto os novos veículos que farão parte da frota regular da cidade.

“Todos sabem que o maior problema de Salvador é o transporte público. Mesmo em um momento de crise, que foi agravado pela pandemia, estamos fazendo a maior aquisição (de ônibus) no Brasil, inclusive é a maior entrega que a montadora está fazendo este ano dentre os seus compradores. Com a chegada desses ônibus, praticamente 40% de toda a frota terá ar condicionado. Essa política será seguida ano a ano, de investir e renovar a os ônibus até a totalidade da frota na cidade”, declarou Bruno Reis.

283bcd2e a3aa 4da3 9c79 8de13ed98169
Fotos: Divulgação

Atualmente, a cidade possui 199 veículos climatizados. Com a nova aquisição, a cidade passa a contar com uma frota de 368 veículos deste tipo. “Em que pese o sistema ainda estar sofrendo os efeitos da pandemia, que agravou ainda mais a situação financeira das empresas, com uma aquisição deste porte Salvador sinaliza claramente seus objetivos para o transporte público, buscando oferecer mais qualidade e conforto para a população que utiliza os ônibus da cidade”, destacou Muller.

Os veículos serão operados pelas empresas OTTrans e Plataforma e começam a ser entregues ainda este mês de setembro, de forma escalonada, e já poderão entrar de forma imediata na operação. Até o final de outubro, todos os ônibus devem estar em circulação na cidade.

As linhas que receberão os novos veículos ainda estão sendo definidas e serão anunciadas em breve. “Daremos preferência às linhas que transportam um maior número de usuários e que tenham percursos mais longos, passando por grandes corredores de tráfego”, completou o secretário.

Os novos veículos terão motor de combustão a diesel do tipo Euro 5, que emitem até 60% menos a descarga de óxido de nitrogênio na atmosfera, além de reduzir também a emissão de monóxido de carbono hidrocarbonetos totais, entre outros gases poluentes. Compostos por equipamentos de acessibilidade, os ônibus tem capacidade de transporte padrão para, aproximadamente, 40 passageiros sentados.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...