Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Candidíase nos homens: Sintomas, complicações e tratamento da infeção

A candidíase é uma condição causada pelo fungo Candida albicans. E apesar, da condição ser mais preponderante nas mulheres, a verdade é que também afeta os homens. Entre eles, o problema pode provocar a incidência de desconforto urinário, ardor e vermelhidão no pênis.

Regra geral, a condição advém da queda de imunidade do organismo, por algum motivo. Mais ainda, a má higiene do órgão genital cria igualmente um ambiente propício para o desenvolvimento dos micro-organismos nocivos.

“Calor e humidade favorecem o problema. Roupas apertadas, como cueca de microfibras, pioram o problema”, disse em declarações Fernando Facio, diretor do Departamento de Sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Também, sofrer de diabetes descontrolada também favorece o aparecimento frequente de infeções, visto que a doença eleva os níveis de glicose na urina, que por sua vez servem de alimento para os fungos.

De acordo com a Galileu, os sintomas mais comuns da candidíase incluem: coceiras, vermelhidão, ‘rachaduras’ superficiais e pequenas lesões ou feridas nas partes íntimas, incluindo virilhas.

Possíveis complicações

Embora, seja raro que a candidíase leve a problemas graves de saúde – ainda assim, quando o fungo se propaga pelo corpo humano através da corrente sanguínea, tem o potencial para causar cegueira e insuficiência renal.

Segundo Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo: “esses efeitos também são mais comuns em indivíduos imunodeprimidos”.

Tratamento

Comummente o tratamento envolve fármacos antifúngicos, administrados na forma de pomadas ou através da toma de comprimidos. A região genital deve ser higienizada e secada adequadamente, refere a revista Galileu.

Como a infeção é mais recorrente entre pessoas com uma vida sexual ativa, é fundamental tratar o parceiro.

“É quase um tratamento cruzado”, sublinha Facio. Sendo que enquanto os sintomas persistirem, a atividade sexual não é recomendada.

Por fim, medidas como mudar de toalha de banho diariamente, evitar o uso prolongado de calças de ganga e cuecas que não sejam de algodão podem acelerar o tratamento da candidíase.

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do cachorro Joca, da raça golden...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana concorreu com seu projeto de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...
Fundação Jose Silveira

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana...

Prefeitura doa computadores e outros aparelhos a instituições de atendimento a pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador vai doar 40 computadores para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento...

“NÃO SOUBE RESPEITAR O MOMENTO”: Davi confirma separação com Mani no Altas Horas

Davi Brito, campeão do 'BBB 24', participou da gravação do programa "Altas Horas" na tarde dessa terça-feira (23/04) e...