Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Industrialização da Bahia realiza ato em celebração aos 30 anos da Fetracom-Base

Um ato comemorativo virtual para celebrar os 30 anos de atuação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Indústria da Construção e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe (Fetracom-Base) foi realizado na manhã desta quarta-feira (15). A iniciativa foi da Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Industrialização da Bahia, que tem como coordenadora a deputada estadual Olívia Santana e vice-coordenadores, os deputados estaduais Bira Coroa, Diogo Coronel e Júnior Muniz.

O ato foi iniciado com apresentação cultural de Ametista Nunes, que recitou a poesia ‘Operário em Construção’, de Vinicius de Moraes. Em seguida, a deputada estadual Olívia Santana, destacou a honra de realizar o evento celebrativo. “A representatividade deste ato mostra o prestígio desta categoria para o nosso estado e para a região nordeste do Brasil. Não há um hospital, uma escola, um prédio, uma mansão, não há nada construído que não seja pelas mãos de operários e operárias da construção civil. Viva a todos e todas que constroem essa história de luta na Bahia”.

Durante seu pronunciamento, o presidente da Fetracom – Base, Edson Cruz dos Santos, lembrou parte da história da instituição. “A Fetracom nasceu da necessidade de representar os sindicatos da indústria da construção, com o intuito de unificar e fortalecer a luta classista. A federação vem realizando um papel político importante no estado, nacionalmente e internacionalmente”, ressaltou.
O deputado federal Daniel Almeida, por sua vez, afirmou que acompanha a trajetória da Fetracom desde o início. “Sei do empenho, dedicação e desafios que a federação tem assumido. Neste momento, estamos vivendo uma política de desvalorização do trabalho, do salário mínimo. Tratar de desenvolvimento está, mais do que nunca, na ordem do dia”.

Também presente na atividade, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e deputado federal licenciado, Nelson Pellegrino, parabenizou a deputada Olívia Santana pela iniciativa de realizar o ato solene. “A data é marcante e muito importante de ser lembrada. A Fetracom faz parte da nossa história. Eu acompanhei de perto a luta desses trabalhadores da construção civil. Nos governos Lula e Dilma, essa categoria participou de um momento de pleno emprego na construção civil. Vida longa para a nossa Fetracom. O tempo de obscurantismo passará e tenho certeza que ano que vem vamos retomar esse processo de avanço para os nossos trabalhadores do Brasil”.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, lembrou que “todas as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras foram colocadas em risco pelo atual governo federal. Vivemos em um momento de resistência no Brasil. É muito importante festejar os 30 da Fetracom, esse espaço de resistência vital para os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil. Sem organização dos trabalhadores e valorização do trabalho não temos uma sociedade justa”.
Já a deputada federal Alice Portugal frisou o papel da Fetracom na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. “É necessário, mais do que nunca, manter a categoria unida neste momento tão obscuro que vivemos no Brasil. É uma honra conviver com a luta da Fetracom e comemorar seus 30 anos”.

Na oportunidade, o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, registrou a atuação da federação no processo de reconstrução do país. “É muito gratificante participar de um momento como esse. A Fetracom é muito importante para o processo de reconstrução que o país precisa”.

Presidenta da CTB-Seção Bahia, Rosa de Souza, disse que a Fetracom sempre fez a defesa dessa categoria que foi atingida pelo desmonte que estamos vivendo. “Vocês sempre tiveram na linha de frente, dando o orgulho de nos representar”.

A presidenta da Federação Latino-Americana da Construção, Madeira e Materiais para Construção (FLEMACON), Lúcia Maia, lembrou a luta da Fetracom pelo fortalecimento do movimento sindical. “É um processo constante de luta relevante por reconhecimento, inclusão de mais funções do setor da construção, valorização da categoria e vida melhor para os trabalhadores. Nossa agenda atual é a luta pela liberdade, defesa pela democracia e luta contra o fascismo. Longa viva Fetracom!”, desejou.

Presenças nacionais e internacionais

Vários representantes internacionais também marcaram presença no ato, como Juan Francisco Jara, do Chile; Pedro Milheiro, da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (Feviccom); César Soberón, da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP); e Jhon Iren Gonzáles Cruz, secretário SST do Peru.

Participaram da atividade ainda a deputada estadual Maria del Carmen; Divanilton Pereira, da Federação Sindical Mundial (FSM); Ana Georgina, supervisora técnica do DIEESE; o vereador Augusto Vasconcelos; Aurino Pedreira, secretário sindical do PCdoB; Valéria Morato, presidenta da CTB Minas; Juan Francisco Jara, representando a Confederação Nacional dos Sindicatos de Construção do Chile; Carlos Marden, do Sinduscon-BA; Altamiro Perdoná, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Santa Catarina (FETICOMSC); Antônio Ubirajara, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Camaçari; Adilson Araújo, presidente da CTB, Raimundo Brito, secretário de Finanças e ex-presidente da Fetracom-Base; Ednalva Bispo, secretária de Mulheres do Sintracom-BA, Emerson Gomes, presidente da Força Sindical BA; além de sindicalistas e militantes da causa operária.

Últimas Noticias

Digital Influencer baiano bomba com clipes caseiros no Instagram e sonha em fazer carreira na internet

Em uma conversa descontraída, o digital influencer baiano Nael Sacer, 30 anos, conta como surgiu a iniciativa de produzir...