Aquecer a comida no microondas faz com que esta perca os nutrientes?

O microondas é uma ferramenta muito útil na cozinha. O aparelho é capaz de aquecer alimentos mais rapidamente. Porém, estes eletrodomésticos são ondas eletromagnéticas de alta frequência que atuam sobre certas moléculas de água, gorduras e açúcares sem alterá-los.

“Qualquer processamento de alimentos vai modificar o seu valor nutricional, mas não vai ser, necessariamente, uma perda. O tratamento térmico pode aumentar a digestibilidade e a biodisponibilidade dos nutrientes (além de destruir microrganismos e compostos como as lectinas das leguminosas, que são tóxicas em altas doses) ”, explica a nutricionista Beatriz Robles Martínez, à abc.

O tempo de uso é a chave. As vitaminas nos alimentos degradam-se mais quanto mais tempo são expostas ao calor. “No tratamento térmico, a perda de nutrientes vai depender do efeito do tempo e da temperatura (quanto maiores forem os valores, maior será a perda de compostos termolábeis)”, acrescenta.

Últimas Noticias

Ninguém acerta a Mega-Sena e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.422 da Mega-Sena sorteadas ontem (23), no Espaço Loterias Caixa, em...