Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Em lançamento de projeto ambiental em Morro do Chapéu, Juliana Araújo anuncia criação de ecoparque em parceria com a ONU

No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia da Árvore no Brasil. E foi nesta data que a Prefeitura de Morro do Chapéu realizou a cerimônia de lançamento do Projeto Morro Verde, coordenado pela Semarh (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Seduc (Secretaria Municipal de Educação).
O evento foi realizado na Escola Municipal Adalberto Pereira. O projeto visa desenvolver atividades de educação ambiental através do plantio de mudas nativas em escolas da rede municipal de ensino e na comunidade com o intuito de sensibilizar a população sobre as questões ambientais.

E a prefeita Juliana Araújo (PL) informou no ato uma parceria do município com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós fomos selecionados para ter um ecoparque em Morro do Chapéu e resolver de vez o problema do lixo”, comemorou. Será um projeto financiado pela ONU (Organização das Nações Unidas), sem nenhum custo para o município, que enviou um projeto e disputou com diversas outras cidades do Brasil para conseguir realizar esse projeto.

Morro Verde

Através do projeto de educação ambiental Morro Verde, o município recebeu doações de 3 mil mudas de plantas nativas por iniciativa de empresas de geração de energia eólica instaladas na cidade, que serão plantadas, em um primeiro momento em escolas da rede municipal e em logradouros públicos.

Posteriormente essas mudas serão plantadas em áreas degradadas em Morro do Chapéu. Um viveiro municipal já está sendo criado para essa finalidade.

“O Projeto Morro Verde é um importante desafio. Nós vamos plantar não somente a semente de uma árvore, mas também a esperança de um amanhã melhor para todas as crianças”, disse a prefeita Juliana Araujo (PL) em seu discurso.

A gestora ressaltou que este é um momento histórico para Morro do Chapéu, uma vez que as gestões anteriores, segundo ela, praticamente ignoraram a riqueza natural e arqueológica do município, que chegou a sofrer ações e intimações do Ministério Público justamente pelo descaso com o meio ambiente.

A preocupação com o meio ambiente em Morro do Chapéu é uma das principais bandeiras da atual gestão, segundo Juliana Araújo, tanto para garantir a qualidade de vida da população quanto para preservar a biodiversidade local e fomentar o turismo no município.

Além da prefeita Juliana Araujo, diversas outras autoridades participaram do evento e dissertaram sobre a importância do Projeto Morro Verde, entre eles a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Raquel Cedraz; a secretária municipal de Educação, Flávia Oliveira; Pablo Almeida, promotor de Justiça do MPBA; o ambientalista Almacks Luiz; a bióloga Deizze Rocha (Núcleo de Educação Ambiental) e a Major PM Sheila Karina (CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Lençóis); dentre outros.

Também foram convidados dois palestrantes. Gustavo Shacht, geógrafo da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) apresentou o tema “A vida secreta das árvores”; e André Krull, advogado especialista em Direito Ambiental), falou sobre Licenciamento Ambiental Municipal.

Após as palestras, à tarde foram plantadas mudas de árvores nativas na cidade com a presença de algumas das autoridades presentes na cerimônia de lançamento, incluindo a própria prefeita Juliana Araujo.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...