Bira Corôa sugere batizar Via Cascalheira, em Camaçari com nome de Waldir Pires

O deputado Bira Corôa (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que batiza de Waldir Pires a Via Cascalheira, na BA-531, em Camaçari. Conforme o PL, tal denominação é relativa a importância política e histórica de Waldir para a Bahia.

Segundo o parlamentar, Waldir Pires foi uma figura emblemática na política baiana. Foi secretário de estado no governo de Régis Pacheco, elegeu-se deputado estadual e federal, sendo escolhido vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek. Em 1986, nas primeiras eleições diretas foi eleito governador após o regime militar, rompendo assim, por breve período, a hegemonia de ACM no Estado, ao tomar posse aos 15 de março de 1987. “Waldir chegou ao cargo de ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), no governo Lula, implementando diversas e importantes políticas de controle da Administração Pública e de prevenção e combate à corrupção”, justificou.

De acordo com Bira Corôa, a Bahia deve homenagear Waldir Pires, sobretudo por sua trajetória na luta contra a corrupção e defesa da soberania do povo.

Para o petista, Waldir é sinônimo de resistência, e seu reconhecimento é algo merecido. “Foi ministro da defesa, a pedido do presidente Lula. Sua última função pública foi como vereador da cidade do Salvador, para a qual foi eleito em 2012, pelo Partido dos Trabalhadores”, lembra.

Waldir Pires cumpriu seu mandato até o fim, encerrando assim sua trajetória política em 31 de dezembro de 2016, aos 90 anos, um ano e meio antes do seu falecimento. Batizar o citado trecho com seu nome, segundo Corôa, é além de um gesto de preservar a memória, uma homenagem para um homem digno e trabalhador.

Últimas Noticias

Rebeca domina no salto e se torna campeã mundial de ginástica

Dois meses após faturar ouro e prata na Olimpíada de Tóquio, a ginasta brasileira Rebeca Andrade voltou a fazer...