Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cinema do MAM abre a partir desta quinta-feira

Depois de 18 meses fechado e 40 dias de campanha para reabertura, a primeira sala a abrir do Circuito de Cinema Saladearte em Salvador, a partir desta quinta-feira (7), é a do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), no Solar do Unhão, Avenida Contorno s/nº, com obediência a todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde, municipais, estaduais e federais.

A exibição dos filmes ocorrerá semanalmente das terças-feiras aos domingos, com quatro sessões. Nas sextas, sábados e domingos haverá sempre cinco sessões. Especialmente nesta segunda-feira (11), véspera de feriado, ocorrerão cinco sessões. Todas as informações estão no site da Saladearte.

Os cinemas de Salvador já estavam funcionando desde maio deste ano, sob liberação da prefeitura municipal. Em função do fechamento durante a pandemia, o Circuito Saladearte passou por dificuldades e, por isso, foi realizada uma campanha de arrecadação de recursos.

“O sucesso da campanha foi essencial para a reabertura, mas o retorno do público às salas de cinema é que vai garantir a continuidade desses espaços de cultura e arte, tão importantes para a cidade”, enfatiza uma das sócias do Circuito, Suzana Argollo. Segundo ela, as demais salas ainda passarão por manutenção na estrutura física e equipamentos.

Reabertura gradual

O Cinema Saladearte do MAM foi o terceiro espaço a ser aberto no museu, que está reabrindo de forma gradual e por etapas. Segundo o diretor do MAM, Pola Ribeiro, a primeira etapa foi em 17 de agosto, com as salas expositivas da Capela e Casarão e a exposição ‘O Museu de Dona Lina’, seguido do Café Saladearte juntamente com os Pátios da Mangueira e do Pôr do Sol.

“No próximo dia 19 de outubro, estaremos reiniciando o Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia com a Pinacoteca do Beiru e, até o início de dezembro/2021, serão inaugurados o Espaço Lina Bo Bardi e o Espaço Unhão”, relata Pola Ribeiro. Em 2022, ocorre a entrega do Parque das Esculturas.

As áreas livres abertas até agora somam mais de 2.500 metros quadrados de espaços a céu aberto que garantem ventilação permanente e possibilidade de distanciamento entre as pessoas. As máscaras continuam obrigatórias. O MAM dispõe de aferição de temperatura na portaria, álcool gel e sinalizações internas e externas de segurança.

O Pátio da Mangueira, onde está a entrada do Cinema do MAM, dispõe de mesas, cadeiras e sombreiros do Café Saladearte somando cerca de 600 metros quadrados, com acesso aos espaços expositivos, ao café e sanitários. O local tem esse nome em função da mangueira com mais de 15 metros de altura e uma grande copa.

Saladearte MAM 1 1024x710 1

Exposição e cinema

A exposição fica aberta até 19 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 13h às 17h. O Café e os Pátios externos funcionam das 12h às 19h30. O cinema fica aberto com sessões que variam das 12h às 20h30. A entrada e estacionamento (+50 veículos-passeio) do museu são gratuitos. Mais informações no site do MAM, redes sociais (Instagram e Facebook) e telefone (71) 3117-6132, das 9h às 12h e das 13h às 15h. Informações sobre os filmes e a Saladearte no site do circuito.

Programação (7 a 13 de outubro)
A DONA DO BARATO (La Daronne)! ESTREIA!

De Jean-Paul Salomé. Com Isabelle Huppert, Hippolyte Girardot, Liliane Rovère. França, EUA. 2021. Patience Portefeux (Isabelle Huppert) é uma tradutora policial francês-árabe que é especializada em escutas telefônicas para a unidade antinarcóticos. Um dia, enquanto escuta os traficantes procurados, ela descobre que um deles é filho da fantástica mulher que cuida da sua mãe. 1:46. 16 anos.

12:30 (Apenas sábado, domingo, segunda e terça)
18:30 (diariamente)

CRY MACHO – O CAMINHO PARA A RENDENÇÃO (Cry Macho)! ESTREIA!

De Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Eduardo Minett, Natalia Traven. EUA. 2021. Mike Milo (Clint Eastwood), um ex-astro de rodeio e criador de cavalos fracassado, aceita uma proposta de trabalho de um ex-chefe para trazer o jovem filho desse homem de volta do México para casa. A dupla improvável enfrenta uma jornada inesperadamente desafiadora, durante a qual o cavaleiro cansado do mundo pode encontrar seu próprio senso de redenção ensinando ao menino o que significa ser um bom homem. 1:45. 12 anos.

14:30 e 20:30 (diariamente)

O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE (The Man Who Sold His Skin)! ESTREIA!

De Kaouther Ben Hania. Com Yahya Mahayni, Dea Liane, Monica Bellucci. Tunísia, França, Alemanha, Suécia, Turquia. 2021. Sam Ali, um jovem e impulsivo sírio que deixou seu país, pelo Líbano, para escapar da guerra. Almejando viajar para a Europa e viver com o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo, transformando seu próprio corpo em uma linda e prestigiosa obra de arte. 1:48. 14 anos.

16:30 (diariamente)

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os pms realizavam ações de patrulhamento...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas numa localidade conhecida como Acuzinho. Os...

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas...

Solange Almeida suspende agenda de shows após cirurgia de emergência

A cantora Solange Almeida passou por uma cirurgia de emergência durante a madrugada desta quinta-feira (28/03), e precisou interromper...

Motorista tenta fazer manobra e carreta engancha em fios na Baixa de Quintas

Em vídeos enviados ao Informe Baiano na noite desta quinta-feira (28/03), é possível ver o transtorno na rua principal...