Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Festival gastronômico marca retomada do turismo em Itacaré  

Pratos especiais criados para contemplar a agricultura familiar e conquistar o paladar dos turistas que visitam a Costa do Cacau, no sul da Bahia. Esta é a proposta da oitava edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que foi aberto na quinta-feira (14) e segue até o dia 24 de outubro, com o tema ” Da origem ao prato”. O evento é promovido pela prefeitura e tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

Entre drinks, entradas, pratos principais e sobremesas, são mais de 60 opções desenvolvidas por chefs de cozinha da região, com a participação de mais de 40 bares e restaurantes, além de apresentações artísticas.

Um dos pratos do festival é o Poke Havaizinho (referência a uma praia de Itacaré preferida por surfistas). Servido pelo restaurante Das Amigas, é feito com camarão empanado na farinha de tapioca, arroz temperado com cenoura e salsa, tomate, abacate, manga, farofa de coco, castanha de caju, banana chips e creme de coco seco. A receita ganhou elogios na degustação.

Criado por cinco amigas, o restaurante surgiu há pouco mais de um ano, em plena pandemia, como serviço de delivery. Deu tão certo que, há cinco meses, Isadora e Luiza Caldas, Dahiana Bonile, Dandara Costa e Nadine Sabatella, todas nascidas em Itacaré, abriram a casa na rua Pituba, a mais badalada do destino.

Quem estiver na cidade até domingo (17) também poderá participar das aulas de gastronomia realizadas na praça São Miguel. No local é possível ainda comprar ingredientes da agricultura familiar utilizados nas receitas da cozinha show e  degustar alguns pratos vendidos a valores mais baixos, ou fazer compras na Feira de Artesanato da Bahia.

Em viagem de carro pelo Nordeste, os arquitetos paranaenses Roseli de Sá e Carlos Severinni escolheram Itacaré para ficar por dois dias. Antes, estiveram em Prado, Caravelas, Alcobaça e Porto Seguro. “Ficamos sabendo do festival, assim que chegamos, e decidimos prestigiar o evento”, relatou Severinni.

Retomada – Para Milan Rotard, da pousada Ilha Verde, a festa gastronômica ajuda a diversificar o turismo em Itacaré, que retomou a atividade com bons resultados. “As pessoas estão buscando destinos ao ar livre e aqui temos muitos atrativos que atendem esse requisito. Todos os finais de semana a cidade fica cheia. A pousada da minha família tem 12 quartos, com uma grande área verde, e já estamos sem vagas para o verão”.

Segundo o secretário municipal de Turismo, José Alves, a tendência é de crescimento no fluxo de visitantes. “Temos registrado boa ocupação hoteleira em Itacaré, na faixa de 80%. Tivemos pico de 100%, no feriado de 12 de outubro, e devemos seguir próximos do patamar máximo, até março de 2022. Esperamos um verão excelente para a população, cuja renda depende do turismo, nesse esforço conjunto da prefeitura e o Governo do Estado, na retomada das atividades no setor”.
 

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

SOTERRAMENTO: acidente no polo petroquímico deixa um morto e bombeiros agem rápido

O desmoronamento de uma estrutura de um galpão pré-moldado no polo petroquímico, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, atingiu...