Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prisco critica apuração oficial da morte de Wesley Góes

O deputado estadual Soldado Prisco considerou “prematura e governista” a apuração do Inquérito Policial Militar (IPM) da morte do soldado Wesley Góes, em março na Barra, e pedirá à Justiça que aceite a perícia particular contratada pela Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).

Em relação a conclusão de que a atividade executada pelo soldado Wesley, não teve relação com a morte dele, o parlamentar rebateu informando que “as péssimas condições de trabalho na unidade onde militar trabalhava, a sobrecarga de trabalho, aliados a pandemia e falta de valorização policial não devem ser ignoradas como causa para a revolta e insatisfação, não só de Wesley, como de todos os policiais e bombeiros baianos”.

IMG 20211022 WA0145

“Lamentável como o Comando da PM tenta politizar o que perícia particular classificou como ‘ação desastrosa, resultado de excesso de força letal e despreparo'”, disparou Prisco.

Pericia particular Caso Wesley 2

Quanto as questões técnicas durante a negociação e a troca de tiros que terminou com a morte de Weley Góes, concluindo que “não houve excesso na estratégia da corporação (Coronel Agnaldo Ceita relatou que os tiros foram estratégicos)”, o parlamentar rebateu: “A perícia realizada por empresa paulista determinou que ‘o Soldado Wesley, uma vez alvejado e caído, não continuou atirando contra a guarnição, o mesmo, se de fato atirou, foi para revidar diante de um ataque, após equipe do Bope quebrar os protocolos de negociações e apreciação dos fatos”.

O deputado continuou: “Se os policiais do Bope agiram dentro do protocolo, todas as outras ações envolvendo marginais e cidadãos de bem não seguem o protocolo, inclusive as do próprio Bope nos dias seguintes”, analisou.

Wesley fotos redes sociais

Prisco lembrou que o parecer técnico pericial, assinado pelo Secrim, indicou ainda que dos sete disparos recebidos pelo Soldado Wesley, “quatro foram quando ele já se encontrava alvejado no solo, indicando claramente excesso de força letal”.

O parlamentar também lamentou a declaração de que a morte de Wesley foi provocada por um sangramento decorrente de um único disparo na região do quadril. “Querem que acreditemos que nenhum outro disparo foi letal? É isso? Não é o que diz a perícia particular”, rebateu.

Prisco ainda rebateu o coronel Agnaldo Ceita, quando disse em coletiva que “o soldado Wesley Góes foi alvo de tiros feitos por diversos policiais, que “agiram em legítima defesa própria e de terceiros” e sem autorização de superiores. “Uma equipe tática sem comando? A declaração é tão absurda que prefiro nem comentar”, disse.

IMG 20210329 WA0344
Foto: Alberto Maraux

“O laudo ainda deixa claro que Wesley não atirou na guarnição, mas por cima dela. Sinal de advertência”, concluiu o Soldado Prisco, coordenador geral da Aspra.

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...