Morre o idealizador da Orkestra Rumpilezz, maestro Letieres Leite

Faleceu o arranjador, compositor e instrumentista Letieres Leite, 61 anos, nesta quarta-feira (27/10). Ainda não há informação sobre o que causou a morte do maestro, nem sobre o sepultamento.

Idealizador da Orkestra Rumpilezz, o artista também foi responsável pela criação da Academia de Música da Bahia, que desempenhou inúmeras pesquisas sobre a fusão dos ritmos baianos com as dinâmicas de movimentos como o jazz, a black music e a música negra norte-americana – que carrega traços do funk.

Por meio das redes sociais, o governador Rui Costa lamentou a perda. “Letieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou nossa percussão para o mundo”, afirmou o governador.

Rui acrescentou que “sua morte é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos nós que admirávamos a sua genialidade. Que Deus conforte o coração dos seus familiares”.

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, também lamentou o falecimento do músico e ressaltou a importância da participação do compositor no processo de construção e divulgação da música baiana para o Brasil e o mundo.

“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Letieres Leite. Maestro talentoso, se tornou símbolo da música baiana ao idealizar a Orkestra Rumpilezz e levar a magia da percussão da Bahia para todo o mundo”, destacou.

“Letieres soube encantar e alegrar os corações como ninguém. Com certeza, será uma grande perda para a cultura do nosso país. Deixo meus sinceros sentimentos para todos os familiares e amigos do maestro”, acrescentou o ex-prefeito da capital baiana.

Últimas Noticias