Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pandemia fez fluxos migratórios caírem a nível mais baixo desde 2003

Os fluxos migratórios permanentes para os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) diminuíram em 2020, ano de crise pandêmica, mais de 30%, para cerca de 3,7 milhões de pessoas. Foi o nível mais baixo desde 2003, informou hoje (28) a organização internacional.

Os indicadores constam na edição de 2021 do relatório International Migration Outlook, elaborado pela OCDE, que avalia o desenvolvimento recentes dos movimentos e políticas migratórias em 40 países, incluindo os 38 Estados (grande parte membros da União Europeia) que integram essa instituição fundada na década de 60.

A OCDE mostra que as alterações verificadas no campo das migrações foram impulsionadas principalmente pela pandemia de doença covid-19. O documento lembra que de 2020 para 2021 a maioria dos países-membros impôs restrições de viagens ou reduziu os serviços de imigração para conter a propagação do novo coronavírus.

A organização admite que “o real impacto” da pandemia de covid-19 sobre as entradas da chamada migração permanente no espaço OCDE poderá representar queda superior a 40%. Acrescenta que todas as categorias de migração permanente recuaram em 2020, com destaque para a migração familiar, que registrou declínio de mais de 35%.

“A migração laboral temporária também diminuiu drasticamente em 2020: a quantidade de trabalhadores sazonais no setor turístico caiu, em média, 58%, e as transferências entre empresas, 53%, enquanto o fluxo desses trabalhadores na agricultura diminuiu apenas 9%”, de acordo com o relatório.

Sobre a União Europeia (UE), a OCDE afirma, citando dados preliminares, que os movimentos migratórios dentro do espaço comunitário foram ligeiramente menos afetados, com diminuição de 17%.

Em relação ao número de novos pedidos de asilo apresentados a países da OCDE em 2020, o relatório revela diminuição de 31%, “a queda mais acentuada desde o fim da crise dos Balcãs no início dos anos 90”.

Pelo segundo ano consecutivo, a Venezuela foi o principal país de origem dos pedidos de asilo, seguido pelo Afeganistão e pela Síria.

O documento destaca ainda o “impacto muito forte” da crise pandêmica nos programas de recolocação e reinstalação de refugiados que, de 2010 para 2019, permitiram que mais de 1 milhão de pessoas que precisavam de proteção internacional fossem transferidas para um dos 38 países da OCDE.

“Apenas 34,4 mil refugiados foram reinstalados em 2020, dois terços a menos do que em 2019, o número mais baixo já registrado”, diz o relatório.

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19), de uma Oficina de Automaquiagem....

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sendo julgado nesta sexta-feira...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...
Fundação Jose Silveira

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Dia D da Saúde na Escola beneficia alunos do Cmei Paroquial de Santana

A Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), realizou nesta sexta-feira (19) o...

Ameaça de desabamento de viaduto na Ogunjá é discutida na Câmara de Vereadores

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, representada pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), emitiu um ofício direcionado à Secretaria...