Marcelo Maia sugere instalação de Multicentro em Brotas

O Projeto de Indicação n° 562/2021, de autoria do vereador Marcelo Maia (PMN), propôs ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, a realização de um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um Multicentro no bairro de Brotas.

Na proposta, publicada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), Maia aponta que os multicentros são importantes unidades mediadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e indispensáveis para os setores ambulatoriais da cidade. “Eles são capazes de realizar em média 30 mil atendimentos e 15 mil procedimentos por mês, os quais serão agendados na própria unidade, em dias destinados a cada especialidade e com profissionais capacitados, o que vai facilitar a vida de muita gente na região”, destacou o vereador.

Ele relata que em Brotas, por ser um “bairro centralizado e um dos mais populosos da capital”, existe uma necessidade maior de ser instalado um multicentro para atendimento da população. “Somente em Brotas e suas adjacências, existem mais de 300 mil habitantes, porém apenas 3 unidades de saúde da família (USF) e 3 unidades básicas de saúde”. O autor do projeto reforça que com esse número é inviável atender a todos, pois compreende apenas 38% da cobertura, se tornando essencial a expansão desta estatística.

Para Marcelo, a criação de um Multicentro não beneficiará apenas Brotas, mas toda a região adjacente como o Alto do Cruzeiro, Vila Laura, Engenho Velho de Brotas, Cosme de Farias, entre outros. Comunidades estas que muitas vezes não tem acesso a um plano de saúde e depende do SUS como única forma de ingresso à assistência social, saúde e acolhimento humanizado.

Últimas Noticias