Pássaros Azulão e Estevão encontrados em táxi na Chapada Diamantina

Policiais rodoviários federais abordaram um veículo GM/Zafira, com dois ocupantes, na tarde da última segunda-feira (01), em Itaberaban na região da Chapada Diamantina , e fizeram um flagrante. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas 40 aves que estavam amontoadas e aprisionadas dentro de gaiolas, tornando o confinamento sem a ventilação adequada e em ambiente escuro, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos. Foram resgatadas 29 pássaros da espécie ‘Estevão’ e 11 ‘Azulão’.

O pássaro Azulão é um animal que tem como habitat a região da caatinga e tem sido alvo constante do tráfico de animais silvestres, sendo capturados e levados para todo o país e até para o exterior por conta de sua beleza exuberante e seu canto diferenciado.

Dada às circunstâncias, o passageiro de 51 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que reside em Salvador (BA) responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental de Itaberaba, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Últimas Noticias

Estudante perde mamilos após desafio com desodorante spray

Um adolescente de 15 anos perdeu os dois mamilos após aceitar um desafio dos colegas da escola, no Reino...