Pássaros Azulão e Estevão encontrados em táxi na Chapada Diamantina

Policiais rodoviários federais abordaram um veículo GM/Zafira, com dois ocupantes, na tarde da última segunda-feira (01), em Itaberaban na região da Chapada Diamantina , e fizeram um flagrante. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas 40 aves que estavam amontoadas e aprisionadas dentro de gaiolas, tornando o confinamento sem a ventilação adequada e em ambiente escuro, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos. Foram resgatadas 29 pássaros da espécie ‘Estevão’ e 11 ‘Azulão’.

O pássaro Azulão é um animal que tem como habitat a região da caatinga e tem sido alvo constante do tráfico de animais silvestres, sendo capturados e levados para todo o país e até para o exterior por conta de sua beleza exuberante e seu canto diferenciado.

Dada às circunstâncias, o passageiro de 51 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que reside em Salvador (BA) responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental de Itaberaba, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Últimas Noticias

Kannario faz arte que retrata favela em sua casa em Alphaville: “Alfavela”

O deputado federal Igor Kannário (Democratas) fez uma arte retratando a favela em sua casa, localizada em Alphaville Litoral...