Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Moradores de Pirajá festejam entrega de novos espaços de lazer

Fotos: Betto Jr./Secom

A comunidade de Pirajá celebrou, na noite desta segunda-feira (8), a entrega de dois novos espaços de lazer e convivência que vão contribuir na qualidade de vida dos moradores: a Praça Antônio Juraci Souza dos Santos, localizada na Estrada Velha de Pirajá, e a Canto do Rio, situada na Rua Ana Ariane. A entrega simbólica foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos titulares da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes; da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro; e da Diretoria de Esportes da Sempre, Felipe Lucas.

IMG 20211108 WA0278

A primeira praça inaugurada foi a Antônio Juraci de Souza dos Santos, na Estrada Velha. Diversos moradores estiveram presentes no local, entre eles a viúva do homenageado, Ana Maria dos Santos, e integrantes do grupo Farol da Bahia, que agradeceram pelo espaço para a realização de futuras rodas de capoeira.

Durante o ato, o prefeito fez um balanço da quantidade de praças já entregues na cidade e lembrou que outros 70 equipamentos devem ser concluídos e inaugurados até o final do ano. “Já são mais de 500 praças que nós reformamos, construímos ou reconstruímos na nossa cidade. Praças como essa daqui, que agora passa a ser utilizada pela comunidade. Com certeza esse será o principal ponto de convivência e integração da localidade. Os moradores tiveram participação, tanto na escolha do nome da praça como na sugestão dos equipamentos que deveriam ser colocados. São praças que foram construídas com todo o amor pela nossa equipe e com a participação da comunidade”.

IMG 20211108 WA0279

Ao entregar a Praça Canto do Rio, na Rua Ariane, o gestor lembrou do antes e depois da transformação do local. “Era um terreno abandonado, precisava da construção de um meio-fio. Todos os equipamentos foram instalados sob a coordenação da Desal e da Seman e eu fico feliz em ver esse projeto pronto, a praça cheia de gente, as crianças brincando, o pessoal da terceira idade utilizando os equipamentos de ginástica, o piso tátil dando mais segurança ao deslocamento das pessoas. O nosso principal objetivo é transformar a vida das pessoas”.

Trabalhador aposentado e morador do bairro, Moaci Ferreira comemorou a entrega da nova área de lazer e convivência. “A gente fica feliz quando pode aproveitar um lugar como esse, encontrar os amigos. A comunidade abraçou este espaço e vejo que a gente ainda tem muito para aproveitar”.

Estrutura – Os espaços possuem nas estruturas elementos para atrair todos os públicos – desde crianças a idosos. A Praça Canto do Rio, por exemplo, tem parque infantil com cercado em eucalipto, escorregadeira, gangorra e amarelinha para a diversão da garotada. Mobiliários embelezam e proporcionam uma área de descanso, lazer e interação. Fazem parte desse conjunto as mesas de jogos, barras paralelas e de apoio, bancos individuais com encosto, pombas de concreto e mesas infantis.

A área, com aproximadamente 1,5 mil m², ganhou também academia de saúde, com equipamentos como o esquiador individual, a remada sentada, o giro triplo vertical e a cavalgada simples, que serão utilizados para a realização de exercícios e os cuidados com o bem-estar e a saúde. O investimento foi de aproximadamente R$306 mil. Ambas as praças possuem acessibilidade total.

Na Praça Antônio Juraci Souza dos Santos, na Estrada Velha de Pirajá, atrativos semelhantes, como parque infantil, mobiliários e academia de saúde, implantação de grama natural, pavimentação em concreto, pintura e iluminação foram implementados em uma área de pouco mais de 320 m². A academia de saúde também dispõe de esquiador, remada sentada, giro triplo vertical e cavalgada simples.

Já o parque infantil conta com cercado em eucalipto, escorregadeira, gangorras, balanços e amarelinhas. O investimento na construção da Praça Antônio Juraci Souza dos Santos foi de quase R$118 mil.

Prefeitura Porto Seguro
Prefeitura Municipal de Savaldor

SOTERRAMENTO: acidente no polo petroquímico deixa um morto e bombeiros agem rápido

O desmoronamento de uma estrutura de um galpão pré-moldado no polo petroquímico, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, atingiu...