Árvore centenária ameaça cair em prédios em Cajazeiras; vídeo

Uma árvore Mangueira centenária e enorme ameaça cair em um conjunto de prédios na Rua Hélio Freire dos Prazeres, que fica no bairro de Cajazeiras II. A localidade, também conhecida como prédios antigos da Urbis, fica próximo ao novo Hospital Couto Maia.

Moradores em contato com o Informe Baiano, na terça-feira (09/11), disseram que é necessária a retirada urgente da árvore, que tem altura maior que os prédios e está podre por dentro, devido a ação dos cupins. Além disso, os galhos estão caindo com frequência.

“Ela encontra-se com o tronco podre e outras partes com sua estrutura desgastada, soltando pedaços e com galhos secos, que estão despencando do alto com muita frequência. A mangueira está estalando e com alto nível de queda! Antes, sem o tempo chuvoso já era um risco anunciado, agora estamos mais apreensivos pois os altos índices de ventos, raios e chuvas que estão acontecendo em nossa cidade são fatores que infelizmente colaboram para o risco mais elevado”, esclareceu a moradora Carla Santos, que é pedagoga.

“Se ela cair pra esquerda, pra direita, pra frente ou pra trás, da forma que for, atinge um prédio e pode causar uma tragédia. Estamos evitando chegar perto, pois há um risco enorme de cair”, acrescentou.

Carla afirma também que “há muitos anos estamos ligando para os órgãos públicos e buscando ajuda, mas sem êxito até o momento”.

“Agora a situação está mais grave. O último protocolo é de 06/11/2021, número 2021079225581. Mas tem outros, a exemplo do 2020017896931, do ano passado. A gente solicita a retirada urgente e completa da árvore. Até o momento o órgão responsável não esteve aqui”, finaliza a moradora.

O Informe Baiano entrou em contato com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). A Assessoria de Comunicação da Pasta disse que o setor responsável “informou que a demanda será verificada com brevidade”. “Será feita a vistoria e inclusão da demanda pertinente (poda ou supressão) na programação de serviços”, finaliza a Seman.

Últimas Noticias