Fotos de presos nus em pátio de penitenciária caem nas redes sociais e diretor-geral é afastado

A denúncia foi feita pela Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade.

Uma ação de policiais penais com detentos da penitenciária de Formiga, no interior de Minas, foi alvo de denúncia esta semana. Imagens que foram publicadas em redes sociais na última terça-feira (9) mostram os presos sentados enfileirados, nus e alguns deles algemados no pátio. O diretor-geral da unidade, Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo depois que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tomou conhecimento do caso.

A Sejus informou nesta quinta-feira (11) que no dia 22 de outubro ocorreu uma operação de retirada dos detentos e dos pertences das celas após “movimento de subversão da ordem” (quando alguém se opõe a normas) e que a atuação do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal foi depois da queima de pedaços de colchões.

Confira a nota na íntegra:

As imagens que circulam na Internet são relativas a um procedimento realizado na Penitenciária de Formiga I, no dia 22 de outubro. A operação de retirada de presos e pertences das celas se deu após movimento de subversão da ordem. O Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal foi acionado após queima de pedaços de colchões. É importante destacar que o ocorrido na unidade prisional não tratou-se de rebelião ou motim.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais ressalta que um Procedimento Interno já foi instaurado para apurar a motivação da realização das imagens e a sua veiculação. Ainda, o Depen-MG ressalta que não compactua com qualquer desvio de conduta dos seus servidores e que todas as denúncias são apuradas, respeitando a ampla defesa e o contraditório. O Diretor-Regional de Polícia Penal da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) assumiu interinamente a direção da unidade prisional, substituindo o então diretor-geral, que foi afastado do cargo.

Últimas Noticias

Quais os três signos mais impacientes do zodíaco? Confira

Determinados signos destacam-se pela sua impulsividade e consequentemente impaciência para lidar com o que quer que seja. De acordo...