Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura de Salvador certifica ambulantes e anuncia benefícios para categoria

Ter um pequeno negócio é algo cada vez mais valorizado em Salvador. E foi ressaltando a importância do trabalho de pequenos e médios empreendedores que o prefeito Bruno Reis certificou, nesta terça-feira (16), 354 ambulantes que atuam na região do Centro Histórico. Além dos certificados de conclusão das oficinas de capacitação ofertadas pelo programa Sou Salvador, iniciativa municipal de qualificação, promoção e reordenamento dos trabalhadores do comércio informal, os comerciantes receberam novo fardamento (colete, boné e pochete) e a boa notícia de que os débitos junto ao município foram zerados e que, muito em breve, todos poderão ter acesso a empréstimos com juros baixos, por meio do programa CredSalvador, criado para impulsionar a economia local.

Prefeitura de Salvador certifica ambulantes e anuncia beneficios para categoria1
Foto: Betto Jr./Secom

A entrega dos kits foi realizada ao lado dos titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, no campus da Unifacs, em Nazaré. A ação faz parte da primeira etapa do programa, que envolveu a realização de workshops entre julho e agosto, nas seguintes temáticas: Mercado Informal no Contexto Turístico, Marketing e Vendas, Hospitalidade/Recepção e Qualidade no Atendimento, Educação Financeira, Conhecimento das Principais Localidades Turísticas do Centro Histórico e Manipulação de Alimentos e Produtos.

Além disso, os ambulantes também foram direcionados a pensar como empreendedores, através do acompanhamento e orientação pelos agentes de empreendedorismo do Parque Social, recebendo orientação financeira e comportamental, fomento ao crédito e monitoramento.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância dos pequenos comerciantes para o fortalecimento da economia local e da garantia de sobrevivência desses trabalhadores. “Esse programa possui diversos braços de atuação. O Sou Salvador atua nas áreas turísticas da cidade, e contou, nesta turma, com mais de 75% de participação. Salvador deverá ter o maior verão de todos os tempos. A pandemia não acabou, os cuidados continuam, mas precisamos garantir nosso sustento, recebendo brasileiros e turistas de todos os cantos do mundo. E, para isso, adotamos uma série de medidas para recepcionar o turista de uma forma ainda melhor”.

Vendedora de lanches e bebidas há 17 anos, no entorno da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, Vanda Gomes, 38 anos, afirmou que a capacitação abriu novos horizontes em seu empreendimento. “Sempre podemos aprender mais. E com o curso aprendi a ter mais zelo e cuidado com os clientes, melhorando e tornando diferenciado o atendimento, agregando conhecimento e garantindo o aumento das vendas”.

“Esse trabalho tem como foco os empreendedores, que são importantes agentes para o funcionamento da economia da cidade, fortalecendo o empreendedorismo. A intenção é aperfeiçoar o Treinar Para Empregar, ampliando o leque de programas a partir do Sou Salvador, utilizando o Centro Histórico como projeto-piloto, tendo o ambulante como vitrine neste trabalho, visando sempre o fortalecimento desta atividade e expandindo o programa por toda a cidade”, afirmou a secretária Mila Paes.

Certificado – A certificação obtida com a conclusão dos workshops dá direito aos trabalhadores de obter licença para atuar em suas respectivas atividades, de forma regular. Os novos fardamentos entregues possuem número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.

Próximos passos – Com a conclusão dos workshops, a etapa seguinte será de recadastramento e ordenamento dos participantes. A terceira e última fase é de acompanhamento e avaliação. Nela, haverá participação intensa de fiscalização para garantir o ordenamento dos ambulantes Centro Histórico.

O Sou Salvador tem o objetivo de aperfeiçoar a mão de obra dos ambulantes da cidade, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores, além da melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.

O projeto é desenvolvido pela Semdec, Semop, Secult, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wakanda Educação Empreendedora, Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Parque Social, Universidade Salvador (Unifacs).

Isenção fiscal – Na apresentação, o chefe do Executivo destacou a isenção fiscal e remissão dos débitos passados de 2020/2021 dos ambulantes junto à Prefeitura, isenção de taxa para retirada do alvará de funcionamento e redução das taxas de licenciamento para os próximos anos. “E, no intuito de ajudar ainda mais o setor, contratamos a plataforma para gerenciar os R$10 milhões do CredSalvador, que é um sistema de empréstimo com baixíssimos juros, para que os microempreendedores possam comprar mercadorias e tocar os seus negócios de forma rápida e sem burocracia. É um crédito rápido e fácil, que será muito importante para nossa economia, inclusive para impulsionar essa retomada econômica”, afirmou o prefeito.

“É uma medida aprovada pela Câmara Municipal, que garante a remissão das dívidas dos últimos dois anos, para os comerciantes informais prejudicados pela pandemia, voltando a pagar a taxa somente em 2022. A isenção é válida para todos os comerciantes que se recadastrarem. Em relação ao CredSalvador, o início da operação está previsto para o mês de dezembro”, reforçou a secretária de Ordem Pública, Marise Chastinet.

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina sem ter a devida...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...
Prefeitura Porto Seguro

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...