Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agenda esportiva do fim de semana tem opções variadas na capital e no interior

Classificatória para o mundial de 2022, a etapa nacional de Aquathlon Brasil será realizada neste sábado (20), em Imbassaí, praia do litoral Norte da Bahia e situada a 100 quilômetros de Salvador. Participam da prova 220 atletas federados de todo os estados do país, masculino e feminino, com idade variando de seis a 70 anos.

O Aquathlon Brasil é uma competição realizada em cinco etapas. O percurso do circuito está dividido em natação, disputada no Rio Imbassaí, com profundidade de 1,5m e trajetos de 50m a 1.000m, e corrida em pista de asfalto de 100m a cinco quilômetros. A largada está prevista para as 15h, nos limites do Residencial Clube Imbassaí Privilege.

Entre os inscritos, o campeão brasileiro Manoel Messias, do estado do Ceará. Representando a Bahia, nomes como os dos atletas Marcelo Collet, Lucas Maltez e Rharana Mendes, apoiados pelo Governo do Estado, por meio do programa Bolsa Esporte; além de Márcia Lima e Ingrid Lobo, que recebem o benefício do programa FazAtleta.

Como a liberação de realização de eventos esportivos ocorreu recentemente, em função da pandemia do coronavírus, a etapa da prova de aquathlon na Bahia será única neste ano. “Não haveria tempo, pelo calendário de classificação para o mundial, de realização de outras etapas. Por isso, é uma alegria, para nós, realizarmos esta prova tão importante aqui na Bahia. É um incentivo aos nossos atletas a participarem do campeonato”, comenta o presidente da Federação Baiana de Triathon (Febatri) e organizador do Aquathlon Brasil, Cléber Castro.

Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade

Já as águas do Rio São Francisco vão receber, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade. A prova será realizada neste domingo (21), no trecho da Orla 2/Parque Fluvial, a partir das 9h. A competição deve reunir cerca de 130 atletas dos municípios de Ubaitaba, Ubatã, São Félix, Itacaré, Maraú e Salvador.

Uma das novidades no baiano de Canoagem Velocidade este ano foi a descentralização das etapas antes concentradas na região sul do estado. Apesar da primeira prova acontecer em Itapetinga, a segunda etapa da competição foi realizada, pela primeira vez, na região da Chapa Diamantina, na Barragem de Melo, município de Itaetê.

A competição é realizada pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que também garante o deslocamento dos atletas, por meio de ônibus, entre os municípios.

Segundo o diretor-geral da Sudesb em exercício, Diogo Rios, a ideia é que mais cidades possam receber competições de canoagem. Ele comemora o fato de a Bahia sempre revelar nomes na modalidade, a exemplo do campeão olímpico Isaquías Queiroz. “Eu fico muito orgulhoso em saber que a Bahia é o estado do país que mais produz talentos nesta modalidade de canoagem. Por isso, continuamos investindo em políticas públicas e na infraestrutura esportiva para que nossos atletas possam brilhar pelo mundo afora”, afirma.

Arena Itabuna 1 1024x485 1
Foto: Divulgação

Projeto Tour Bahia, Esporte Educacional

O Circuito Esporte e Educação chegou à capital baiana na última quinta-feira (18) e seguirá até o dia 1º de dezembro, com arena montada no Shopping Paralela. No interior do estado, a cidade de Itabuna também está recebendo as atividades, com estrutura montada na Praça Rio Cachoeira até domingo (21). Nesses espaços, o público presente experimenta, gratuitamente, a prática do basquete 3×3, tênis de mesa, badminton e boxe, contando com a orientação de professores especializados em cada uma das modalidades.

Alunos dos municípios de Camaçari e Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terão transporte gratuito, de ida e volta, para participar das atividades na capital. Assim como estudantes de Ilhéus, Itajuípe e Coaraci terão veículos para o deslocamento até Itabuna.

O projeto Circuito Esporte e Educação prevê ainda a realização de clínicas de iniciação esportiva nas modalidades de boxe e badminton e também promoção de palestras que relacionam noções básicas das modalidades olímpicas, o olimpismo e a educação formal. Nestes próximos dias, as clínicas acontecem em escolas do ensino médio e superior do município de Milagres (22 e 23/11).

Atividades ARENAS em Salvador e Itabuna:

Salvador – Shopping Paralela: segunda a sexta-feira (9h às 21h), sábado (10h às 21h) e no domingo (13h às 12h).

Itabuna – Praça Rio Cachoeira: sábado (8h às 17h) e domingo (8h às 12h)

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina sem ter a devida...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...
Prefeitura Porto Seguro

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...