Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Obras do Parque Pedra de Xangô já estão 83% concluídas

A Prefeitura de Salvador acelera na construção do Parque Pedra de Xangô, localizado na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras XI. As obras já estão com 83% de conclusão e a previsão é de que até janeiro do próximo ano seja entregue para toda a população de Salvador, em especial ao povo do candomblé. Já foram finalizados o anfiteatro, pontilhões e a instalação de macrodrenagem, além da pista de caminhada e a recuperação asfáltica das ruas Assis Valente e Santa Engracia.

O parque, que é a primeira obra de total referência às religiões de matriz africana, tem um investimento de R$8 milhões, com intervenção urbanística em área de 67 mil m². Com as obras finalizadas, a população contará com um auditório, área administrativa, sanitários, estabelecimentos comerciais voltados para o parque, trilhas ao ar livre, anfiteatro, áreas expostas para que adeptos da religião de matriz africana possam fazer seus cultos, praças, arquibancadas, teatros, pontilhões e vertedouros.

Além disso, o parque vai recuperar o espelho d’água que circundava a pedra de Xangô. No local também está sendo realizada a obra de desvio da Avenida Assis Valente, serviços de drenagem e de terraplanagem.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, ressalta a importância do equipamento para toda a população de Salvador. Para ele, existem três aspectos que podem ser destacados sobre a requalificação da pedra de Xangô. “O primeiro é a questão da valorização cultural da matriz africana e indígena, importante por fazer políticas públicas pensando na sociedade”, assinalou.

O titular da pasta ainda ressaltou que o parque será um espaço de convivência e socialização, estimulando o conhecimento entre pessoas e suas culturas. Outro aspecto destacado pelo secretário é que o parque trará mais segurança para frequentadores e visitantes.

Sobre a obra de desvio da Avenida Assis Valente, o gestor reafirmou que tudo foi pensado da melhor forma, para garantir também a segurança da população transeunte. “Criamos um desvio com uma via alternativa, circulando o parque, para dar segurança aos frequentadores e prevenir acidentes de trânsito”.

Rituais – Durante as obras, o parque tem recebido diversos eventos, como, casamentos ao ar livre e ensaios fotográficos. Adeptos do candomblé também seguem fazendo cultos aos orixás e agradecendo a Xangô, o orixá da justiça.

A autora do livro “Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador”, Maria Alice Pereira, ressalta que o equipamento de apoio ao parque é um desejo antigo das comunidades de terreiros de Cajazeiras e região. “O projeto arquitetônico atendeu ao anseio das comunidades, resgata e privilegia a presença da percepção de mundo das religiões de matriz afro-brasileira, seus saberes e fazeres ancestrais e tradição”.

A escritora lembra ainda a importância que o poder público tem na construção de uma sociedade menos intolerante. Para ela, compete ao poder público realizar ações afirmativas e políticas públicas de reparação.

“O memorial do Parque Pedra de Xangô é uma forma de promover a igualdade racial, combater os efeitos do racismo religioso, racismo ambiental e estrutural, garantir a pluralidade de crenças, as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras e de outros grupos integrantes da formação étnica do nosso país”, afirmou Maria Alice.

História – A Pedra de Xangô está associada a um símbolo de resistência. O monumento era usado por escravos que fugiam das fazendas localizadas na região, durante o século XIX, como esconderijo. Antes conhecida como Pedra do Buraco da Onça, ficava escondida por um matagal, que ajudava os escravos em sua fuga. Hoje é considerada um monumento sagrado pelos religiosos de matriz africana.

A área é tombada pela Prefeitura de Salvador como patrimônio cultural, centro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) do município. Área de remanescentes de quilombos e do bioma Mata Atlântica, antigo aldeamento dos indígenas tupinambás, templo dos orixás, voduns, nkisis, caboclos e encantados, a Pedra de Xangô é uma área natural do sagrado afro-brasileiro, que abriga aspectos significativos, tanto pelo seu valor simbólico, quanto por sua importância histórica, cultural, ambiental e geológica.

Em 2005, a pedra foi completamente desnudada e por pouco não foi implodida, para dar lugar à construção da Avenida Assis Valente. O povo de santo saiu em seu socorro e a partir daí surgiu um movimento em defesa do monumento sagrado.

Apenas em 2016, o movimento em defesa da Pedra de Xangô teve garantido no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU/2016) a criação do Parque Pedra de Xangô, da APA municipal Vale do Assis Valente e do Parque em Rede Pedra de Xangô, com a finalidade de preservar todas as áreas verdes ainda existentes no entorno da Pedra de Xangô

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...