Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Eficiência da vacinação em Salvador é destacada durante evento do MS

A eficiência de Salvador na vacinação contra a Covid-19 foi um dos destaques, na manhã desta segunda-feira (29), da cerimônia de assinatura do contrato para aquisição de 100 milhões de doses de vacina da Pfizer, promovida pelo Ministério da Saúde. A solenidade ocorreu no Hospital Martagão Gesteira, no bairro de Nazaré, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e João Roma (Cidadania), e da representante da farmacêutica para a América Latina, Marta Diez.

Também estiveram no evento diversas autoridades políticas e representantes da sociedade civil, como Carlos Emanuel Melo, presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, e o deputado Antônio Brito, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis destacou que Salvador é uma das capitais mais eficientes na imunização, lembrando que a cidade tem 91% de vacinados com a primeira dose e 81% com a 2ª dose. “Este ato de hoje, com a confirmação de mais 150 milhões de doses, é um recado claro de que o problema não é mais a falta de vacina. Salvador conseguiu se diferenciar no Brasil no enfrentamento à pandemia. O fato de o ministro vir assinar este contrato aqui mostra que o problema não está mais na falta de imunizantes. Precisamos avançar ainda na vacinação”, declarou.

O chefe do Executivo municipal ainda falou sobre o trabalho preventivo feito pela gestão no combate à Covid-19. “Com a chegada da vacina, já tínhamos providenciado toda a estrutura de equipamentos, veículos e profissionais para armazenamento, distribuição e aplicação das doses. Adotamos medidas que não foram fáceis, mas que se mostraram acertadas. Foram medidas de isolamento social, apoio na área social, econômica e na saúde. Quando a pandemia chegou começamos a vislumbrar outras perspectivas. A Prefeitura adquiriu freezers que poderiam armazenar as vacinas da Pfizer. São mais de 1,8 mil profissionais trabalhando de domingo a domingo. Estamos investindo quinhentos mil por mês nos pontos de vacinação”.

Representante da Pfizer na América Latina, Marta Diez explicou como se dará o acordo com o Brasil. “Com este novo contrato, reforçamos nosso compromisso com o Brasil na luta contra a pandemia e em prol da saúde da população brasileira, provisionando mais 100 milhões de doses para 2022, além da previsão de mais 50 milhões adicionais, totalizando 150 milhões no próximo ano. O acordo inclui o fornecimento de versões modificadas do imunizante contra novas variantes do vírus, caso se faça necessário”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância de assinar o convênio em Salvador, como parte da estratégia de descentralizar o poder de Brasília, conferindo protagonismo às diversas regiões do país. “Esta é uma forma de transmitir à sociedade o nosso compromisso social e a vontade de resolver os problemas sanitários do país. Enfrentamos a maior emergência de saúde pública internacional e, juntos com o Sistema Único de Saúde (SUS), estamos aqui para dar a resposta para a sociedade. Essas doses extras serão importantes para conter o avanço da Covid-19”.

Aporte – Durante a cerimônia, o ministro anunciou um aporte de R$1,4 milhão para reforçar as verbas para média e alta complexidade do Martagão Gesteira, que possui convênio com a Prefeitura. “Os hospitais filantrópicos respondem hoje por 60% da assistência especializada no Brasil e, durante a pandemia, acolheram os pacientes mais graves afetados pela Covid-19. O Martagão cuida particularmente da oncologia pediátrica, uma área extremamente sensível. E nosso compromisso com a vida é intransigente, devido a isso escolhemos Salvador para assinar este convênio”, destacou.

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade de Caparroso, em Navarra. A...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada. O flagrante foi realizado na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada....

ACIDENTE EM XIQUE-XIQUE: Mulher em carroceria de caminhonete é arremessada de veículo e morre

Um acidente de trânsito resultou na morte de uma mulher de 38 anos na noite de quarta-feira (27/03), em...

Pai que matou e queimou corpo da filha não aceitava fim de relação com ex-mulher

Wellington da Silva Rosas, 39 anos, foi preso pela Polícia Civil sob suspeita de assassinar a própria filha, Rayssa...