Chuva deixa carro submerso na saída da Lapa; vídeo

Em apenas dois dias, choveu em Salvador cerca de 30% a mais do que o previsto para todo mês de dezembro em Salvador, conforme informações da Defesa Civil (Codesal). Na saída da Estação da Lapa, um veículo ficou submerso. Assista abaixo no vídeo enviado ao Informe Baiano:

Nas últimas 48 horas, os acumulados de chuvas em Salvador foram de 75 mm, medidos pelo pluviômetro de referência em Ondina, 29,08% a mais do que a Normal Climatológica para todo o mês dezembro que é de 58,1 mm.
As chuvas que ocorreram em Salvador na madrugada e manhã deste domingo (05/12) são resultantes da formação de áreas de instabilidade associadas a um cavado sobre oceano Atlântico e no leste do Nordeste. À tarde, as precipitações perderam a intensidade, embora a tendência é de que voltem a ocorrer amanhã.

O cavado é o nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e uma tendência à queda da pressão atmosférica.

As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, do Inmet, então o único existente na cidade.

“Mantemos na Codesal equipes de plantão 24 horas aptas a atender as emergências que se façam necessários em função das fortes chuvas, monitorando as condições do clima e emitindo alertas, voltados principalmente às comunidades que vivem em áreas de risco”, enfatiza o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Previsão do tempo

“A tendencia é a continuidade de chuvas para esta segunda-feira (06/12) acompanhadas por trovoadas por conta da permanência das áreas de instabilidade associadas ao cavado”, informa o meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento.

Acumulados de chuvas

Os maiores acumulados de chuvas registrados em 24 horas (dados atualizados às 17h) foram registrados em São Cristóvão (109mm), Caminho das Árvores (96,4mm), Mussurunga (95,4mm), Engenho Velho de Brotas (88,8mm) e CAB (87,7mm). À tarde, as chuvas perderam a intensidade, sendo que os maiores acumulados em 3h foram registrados no Stiep (12,4mm), Rio Sena (9,6mm) e Ondina (5,2mm).

Solicitações

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 31 solicitações até às 17h deste domingo (05/12). Foram dois alagamentos de imóvel, três ameaças de desabamento, nove ameças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, quatro avaliações de imóvel alagado, um desabamento de muro, dois desabamentos parciais, cinco deslizamentos de terra, um incêndio e três infiltrações.

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Últimas Noticias