Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Brasil tem mais de 30 mil obras inacabadas, diz Paulo Azi

O deputado federal Paulo Azi (Democratas) afirmou que o Brasil tem hoje um “cemitério de obras inacabadas” e destacou que, somente na área da educação, são 3.665 intervenções paralisadas de escolas, creches e ginásios, dentre outros equipamentos. A estimativa é que existam mais de 30 mil construções paradas no país, segundo o parlamentar, que é coordenador do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), vinculado à Comissão Mista de Orçamento do Congresso (CMO).

Na semana passada, a CMO promoveu uma audiência pública para discutir a situação de obras públicas com indícios de irregularidades. Participaram técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e de ministérios aos quais as obras estão relacionadas.

Azi ressaltou que, a partir de audiências e de trabalhos técnicos, o COI irá fazer um relatório para entregar à CMO. Ele pontuou também que o comitê ampliou o enfoque e, além das obras com suspeita de irregularidade, está avançando para conhecer mais de perto o tamanho do problema das obras inacabadas.

“São diversas razões que fazem com que hoje o Brasil tenha infelizmente um cemitério de obras inacabadas. Estamos ainda tentando levantar esses números, mas os indícios é que existam no país mais de 30 mil obras inacabadas. No MEC (Ministério da Educação), através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), são 3.665 obras, entre escolas, creches e ginásios. O governo federal já investiu nelas mais de R$ 2 bilhões, mas as obras hoje não atendem a população, por diversas razões”, afirmou.

Segundo ele, o COI pretende dar uma contribuição para que a CMO possa colocar instrumentos dentro do orçamento para prever a retomada dessas obras. “Não podemos pactuar e aceitar que o desperdício do recurso público continue a vigorar. Então, tem que se buscar uma solução para que efetivamente a gente possa fazer economia e dar uma melhor sustentação e qualidade no gasto público e a população possa usufruir os benefícios”, ressaltou.

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe na última semana. O garoto...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira (19). Número foi registrado pelas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...
Fundação Jose Silveira

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira...

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...

MISTÉRIO: Homem viaja para realizar entregas no norte da Bahia e desaparece

Um homem de 43 anos está desaparecido desde o dia 5 de abril, quando saiu de casa, no município...