Horóscopo 2022: veja as datas dos planetas retrógrados e como isso mexe com as nossas vidas

Dizemos que um planeta está retrógrado quando ele parece caminhar na direção oposta à sequência dos signos do zodíaco, na perspectiva de observação a partir da Terra.

Esse fenômeno acontece em virtude da distância entre as órbitas dos planetas no Sistema Solar e a velocidade de cada um em seu movimento ao redor do Sol.

Trata-se, portanto, de uma ilusão de ótica, já que as órbitas planetárias não são alteradas. Entretanto, para a astrologia, ainda que a aparente mudança de direção no céu não seja algo necessariamente negativo, pede-se maior atenção aos temas regidos por determinado planeta, durante o seu período de retrogradação. Seguem, abaixo, os planetas retrógrados em 2022:

Mercúrio retrógrado: planeta regente da comunicação e do cotidiano, Mercúrio retrógrado costuma gerar pequenos atrasos e dificuldades com aparelhos e transações eletrônicas.

– De 14 de janeiro, no signo de Aquário, 4 de fevereiro, em Capricórnio

– De 10 de maio, no signo de Gêmeos, a 3 de junho, em Touro.

– De 10 de setembro, no signo de Libra, a 2 de outubro, em Virgem.

– De 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023, no signo de Capricórnio.

Vênus retrógrado: planeta regente dos relacionamentos e valores pessoais, Vênus retrógrado inspira revisões no campo das relações humanas e da diplomacia, além de gerar instabilidade nos temas relacionados às finanças.

– De 19 de dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022, no signo de Capricórnio.

Marte retrógrado: planeta regente da ação e da iniciativa, Marte retrógrado pode trazer a sensação de demora ou a de que todos os começos podem estar menos assertivos do que o habitual.

– De 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, no signo de Gêmeos.

Júpiter retrógrado: planeta regente da expansão, da educação e das grandes viagens, Júpiter retrógrado pede revisão nas questões relacionadas às crenças pessoais e às relações internacionais, além de alterar o ritmo de crescimento em projetos de longo prazo.

– De 28 de julho, no signo de Áries, a 23 de novembro, em Peixes.

Saturno retrógrado: planeta regente do planejamento e dos grandes ciclos de tempo, Saturno retrógrado demanda revisão dos planos e projetos de longo prazo.

– De 4 de junho a 23 de outubro, no signo de Aquário.

Urano retrógrado: planeta regente da inovação e da tecnologia, Urano retrógrado gera reflexão sobre assuntos relacionados à ciência e às organizações sociais.

– De 19 de agosto de 2021 a 18 de janeiro de 2022, no signo de Touro.

– De 24 de agosto a 22 de janeiro de 2023, no signo de Touro.

Netuno retrógrado: planeta regente do psiquismo e dos movimentos de massa, Netuno retrógrado estimula revisão dos assuntos ligados à coletividade, à religiosidade e à compaixão.

– De 28 de junho a 3 de dezembro, no signo de Peixes.

Plutão retrógrado: planeta regente da sexualidade, do ocultismo e do inconsciente, Plutão retrógrado evoca a reflexão sobre temas tabu, assuntos obscuros e as relações de poder.

– De 29 de abril a 8 de outubro, no signo de Capricórnio.

Últimas Noticias

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria...