Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo do Estado recupera estradas no extremo sul; veja outras ações na região

A chuva intensa voltou a cair no Extremo Sul da Bahia e mobiliza a força-tarefa do Gabinete Avançado do Governo do Estado montado no município de Itamaraju. A recuperação do desvio provisório no KM 17 da BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, foi iniciada nesta segunda-feira (20) pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Na madrugada de hoje, o desvio neste ponto da rodovia rompeu devido ao aumento da vazão de água. O tráfego no trecho ainda se encontra interditado e será retomado após a melhoria das condições climáticas na região.

Os serviços de limpeza das ruas do distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, voltarão a ser feitos quando houver a liberação do trânsito de veículos no KM 17 da BA-284. Em Jucuruçu, a ativação temporária do sinal celular no distrito de Coqueiros está prevista para amanhã (21). A instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) móvel, solicitada pela Seinfra à operadora Claro, ocorreu no domingo (19). O acesso à cobertura de telefonia móvel e a internet vai auxiliar a operação especial do Governo da Bahia no atendimento à população da região, principalmente na área de saúde.

Mapeamento de áreas de risco

De acordo com dados colhidos pela Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) junto aos municípios, 67 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas. As prefeituras não enviaram novos dados sobre o número de desabrigados. Um mapeamento é realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e identificou cerca de dois mil imóveis em áreas de risco, nos municípios de Jucuruçu e Medeiros Neto. Deste total, 86 foram destruídos pelas fortes chuvas.

A partir das informações coletadas pelas equipes da CONDER, será possível planejar as ações para a recuperação dos pontos que tiveram danos menores, sem comprometimento da estrutura, assim como a construção de novas casas.

Entrega de máquinas e ambulâncias

Nesta segunda-feira (20), o Governo do Estado entregou ambulâncias, dois tratores agrícolas, duas roçadeiras hidráulicas, um caminhão pipa e duas motoniveladoras aos municípios atingidos pela chuva. As máquinas foram passadas para o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia e para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Costa do Descobrimento (Condesc). Dez tratores agrícolas com implementos também foram entregues para as prefeituras de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Prado e Vereda.

As ambulâncias tipo Van vão atender os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. “Autorizei a entrega de todas as ambulâncias aos municípios do Extremo Sul. As máquinas vão ajudar na recuperação das estradas e os tratores agrícolas são para apoiar associações e cooperativas na área rural”, disse o governador Rui Costa, em mensagem publicada nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (20). Ele não pode cumprir a agenda prevista devido às condições do tempo na região, que não permitiram pousos e decolagens com segurança.

Reforço da vigilância sanitária

A secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) segue intensificando as ações de assistência nos municípios afetados pelas chuvas na Bahia. Agentes da Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica estão na região para vistorias e o acompanhamento contínuo da população afetada. Para conseguir atender o aumento da demanda, o município de Jucuruçu vai receber mais técnicos da vigilância e assistência, além de reforço no envio de insumos e medicamentos.

Helicóptero da PMBA transporta vítima de trauma

Nesta segunda-feira, 20, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) empregou a aeronave Guardião 02 no transporte de profissionais, materiais e água mineral, em Jucuruçu. Houve também o socorro a um paciente que necessita de hemodiálise. Valque Vieira dos Santos, 33 anos havia sofrido uma queda e precisou fazer exames por conta do trauma. Monitorado por um tripulante operacional e uma enfermeira a bordo, p paciente foi desembarcado em Vereda, seguindo em viatura da 44ª CIPM/ Medeiros Neto para a realização dos procedimentos médicos no hospital.

Corpo de Bombeiros

Os bombeiros militares empregados na Operação SOS Extremo Sul combateram um incêndio numa residência no final da tarde desta segunda-feira (20). A ocorrência aconteceu na Travessa da Glória, no Centro da cidade. Uma mulher grávida, moradora da residência, inalou fumaça, foi socorrida pela Unidade de Resgate e levada para o Hospital Geral de Itamaraju. O combate foi realizado com uma Auto Bomba Salvamento (ABS) e o apoio de um carro-pipa. Os bombeiros estavam no Gabinete Avançado quando um morador avisou sobre a ocorrência.

Na parte da manhã, 62 integrantes da tropa foram imunizados contra o vírus da Influenza. O cel. B.M. Nelzito Oliveira afirmou que “a imunização está sendo feita para proteger a tropa do surto de H3N2, registrado no Brasil. Nós queremos manter os bombeiros nas melhores condições de saúde, inclusive para atender à população neste momento de crise”.

Secretaria de Justiça cadastra famílias para recebimento de doações

O trabalho de campo realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) já cadastrou 2.116 famílias em situação de vulnerabilidade social por causa da chuva no Extremo Sul. O levantamento é realizado desde sexta-feira (17) e os cadastrados são candidatos a receber itens como fogão, geladeira e colchão.

“Com essa iniciativa, o Governo da Bahia visa identificar as famílias que precisam de doações, um trabalho que objetiva promover justiça social. Temos a possibilidade de minimizar o sofrimento dessas pessoas e vamos percorrer rua a rua, bater em todas as casas e garantir que o benefício chegue a quem tem direito”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Para se candidatar ao benefício as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), residir em municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência decretados pelo poder público e comprovar que tiveram os imóveis destruídos pelas enchentes.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...