Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Salvador tem o oitavo pior transporte público do país, revela pesquisa

Embasada em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e divulgada no final de 2016, que aponta Salvador como a oitava pior capital em transporte público no País, a vereadora Marta Rodrigues (PT) fez duras críticas à gestão do prefeito ACM Neto.

Para ela, a colocação já demonstra o claro desrespeito da Prefeitura com a população soteropolitana. No entanto, o desrespeito é ainda mais grave na medida em que a prefeitura aumentou o valor da passagem, diminuiu o número de linhas de bairros populares e sequer se preocupou em cumprir promessas de ônibus novos e com ar-condicionado.

Atualmente, a frota de Salvador tem apenas 2,6 mil ônibus para atender 163 bairros em uma cidade com quase 3 milhões de habitantes. Segundo a vereadora, o número já é pequeno, e pelo que demonstra a prefeitura, a tendência é piorar. Denúncias divulgadas na imprensa apontam que o número de linhas começou a cair com o corte de 16 roteiros de diversos bairros, incluindo Cajazeiras, numa “tentativa esdrúxula” de forçar o passageiro a pegar dois ônibus com o ‘Bilhete Único’.

“Como se não bastasse o aumento da passagem de R$ 3,30 para R$ 3,60 no início deste ano, o passageiro ainda precisa tolerar veículos velhos e cheios de baratas, além de passar horas à espera de um ônibus em pontos descobertos e debaixo do sol quente”, diz. “Temos que agradecer ao governador Rui Costa por estar expandindo o metrô, porque se dependêssemos do prefeito, a população ficaria à mercê. Ele não prioriza o povo. Em Pau Miúdo, por exemplo, é uníssona a reclamação de que os ônibus estão caindo aos pedaços. Em Cajazeiras, já foram retirados 20 ônibus que iam para a Lapa”, denuncia.

Marta pontua, ainda, o fato da população não encontra ônibus durante a madrugada, apesar da prefeitura ter feito um intenso marketing em 2015 com a operação batizada “Corujão Salvador”.

“O prefeito como sempre fazendo marketing, anunciou ônibus 24horas em 2015. Experimente esperar ônibus de madrugada? Não encontra”, afirma a vereadora.

Ajuste – Ainda conforme levantamento feito pela imprensa, em dez anos os aumentos de tarifa em Salvador chegam a 80,4%. “Há o aumento, mas não há a melhoria na qualidade de atendimento. E a prefeitura de Salvador, de 2013 para cá, fez mil promessas para a população e não cumpriu com nenhuma. Ela apenas pegou ônibus velhos, pintou, fez uma maquiagem e anunciou como novos”, finaliza a vereadora.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...