ALERTA: Beneficiário do Auxílio Brasil que não fizer procedimento em posto de saúde terá benefício cortado

Em Salvador, das mais de 233,4 mil pessoas devem fazer o acompanhamento obrigatório, apenas 39,4 mil (21%) compareceram aos postos.

O prazo para o beneficiário do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) realizar o acompanhamento obrigatório nos postos de saúde, encerra nesta quinta-feira (30/12). A medida é necessária para garantir o cadastro ativo no programa e quem não tiver comparecido para fazer o procedimento terá o auxílio cortado em 2022. O serviço funciona em 156 unidades básicas de saúde, das 08h às 16h.

As crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes de qualquer idade devem comparecer ao posto de saúde mais próximo e não é necessário agendar o serviço.

Baixa adesão

Em Salvador, das mais de 233,4 mil pessoas devem fazer o acompanhamento obrigatório, apenas 39,4 mil (21%) compareceram aos postos.

De acordo com o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Abdon Brito, a estratégia tem o objetivo de verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal. Quem não atender essa condicionalidade poderá ter o benefício bloqueado em 2022.

“Para a manutenção do benefício é necessária a avaliação do estado nutricional das mulheres e crianças, também, que as crianças estejam vacinadas e que as mulheres grávidas estejam fazendo o acompanhamento pré-natal. Desde do início do ano todos os postos da rede básica da cidade estão realizando o acompanhamento de saúde. O mutirão desse sábado é mais uma oportunidade para ter acesso ao serviço e evitar possíveis transtornos por deixar para última hora”, afirmou.

Os beneficiários devem levar o cartão do Auxílio Brasil onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta do pré-natal das gestantes.

Últimas Noticias

Confiante, Geraldo diz que time de Lula vai contrariar pesquisas mais uma vez

Pré-candidato a vice-governador e presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior demonstrou confiança na vitória de Jerônimo Rodrigues ao...